São Paulo, segunda-feira, 20 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dercy fez lobby por hidrelétrica

DA REPORTAGEM LOCAL

Ciosa dos assuntos da cidade natal, a atriz Dercy Gonçalves foi lobista incansável de um miúdo projeto hidrelétrico da pequena Santa Maria Madalena (RJ). Madrinha da PCH Tudelândia, hidrelétrica com capacidade de apenas 2,4 MW, Dercy morreu em julho de 2008, aos 101 anos, sem inaugurar a pequena central.
Projeto idealizado por um ex-avicultor, a obra finalmente está pronta, embora ainda aguarde a licença de operação da parte da agência ambiental do Rio de Janeiro.
"A usina está pronta para produzir energia. Esse foi um sonho, algo em que apostei tudo e que ainda não se concretizou totalmente. Claro, tive apoio enorme da Dercy, uma grande amiga que ajudou muito esse projeto", diz Raul Veloso Mariath, sócio da Denge Engenharia na pequena central.
Mariath tem em mãos o comunicado do diretor-geral da Aneel, Mário Abddo, endereçado a Dercy, quando da aprovação, pela agência, do inventário do rio Santíssimo, onde foi instalada a PCH. Várias vezes, Dercy pegou o telefone para cobrar agilidade na concessão de financiamento ao então presidente do BNDES, o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega. Consta que foi sempre prontamente atendida.
O lobby surtiu efeito. A PCH Tudelândia é uma das menores na carteira de financiamento do banco. Mas nem tudo ainda funciona bem. O problema tem sido conseguir da agência ambiental do Rio de Janeiro a licença de operação, a última, sem a qual a verba não é liberada. O BNDES financiará 62% do empreendimento, estimado em R$ 12 milhões.
A PCH sozinha atende cerca de 10 mil casas, mais de cinco vezes a população da cidade natal de Dercy.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - Paulo Cunha: Bafafá político atrapalha o debate de temas relevantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.