São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula anuncia usina de biodiesel no Ceará e 1º terminal de regaseificação de GNL

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia hoje no Ceará a inauguração de uma usina de biodiesel, o primeiro terminal de regaseificação de GNL (gás natural liquefeito) do país e a confirmação da construção de uma refinaria da Petrobras no Estado.
Só a refinaria, esperada há anos pelo governo estadual, deverá ter investimentos de cerca de US$ 11,1 bilhões. Apesar do anúncio ser feito hoje, só daqui a 120 dias deverá ser assinado o termo de compromisso entre a empresa e o governo do Estado para confirmá-lo.
Há pontos a serem acertados, como garantias do fornecimento de água e energia para a refinaria funcionar, o que deverá ser providenciado pelo Estado.
Já foi definido onde ficará a refinaria, no porto do Pecém (a 30 km de Fortaleza). O empreendimento tem previsão de iniciar operações em 2014, produzindo combustíveis Premium, com capacidade de processar até 300 mil barris de petróleo por dia. O Maranhão também terá uma refinaria Premium, com um investimento de US$ 20 bilhões.
Também no porto do Pecém, Lula inaugura hoje um terminal de regaseificação de GNL, com capacidade de 7 milhões de metros cúbicos de gás por dia -acréscimo de 11% da oferta de gás hoje no país. É o primeiro terminal a ser instalado pela Petrobras (o segundo já está em construção, no Rio) e propiciará a entrada de gás natural por navios, flexibilizando meios de aquisição, até agora concentrados na produção local e na boliviana. Apesar da inauguração, o terminal não está pronto. Falta conexão entre o navio adaptado para ser o local de regaseificação e armazenagem do gás e o terminal para o despacho do produto no gasoduto. Segundo Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras, o terminal só deverá começar a operar no final de setembro. Já a usina de biodiesel de Quixadá (a 160 km de Fortaleza) está pronta e é a segunda a ser inaugurada no país (a primeira fica em Candeias, BA), com capacidade de produzir até 57 milhões de litros por ano.


Texto Anterior: Petrobras quer deixar de importar diesel em 2012
Próximo Texto: Preço do GNV dispara e fica acima do álcool
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.