São Paulo, quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE

Déficit fiscal ameaça futuro dos EUA, diz Warren Buffett

DA REUTERS

O megainvestidor norte-americano Warren Buffett afirmou que o "enorme" deficit fiscal dos Estados Unidos ameaça a economia do país.
Em artigo publicado ontem no "New York Times", Buffett escreveu que "aplaude fortemente" as ações tomadas pelo Federal Reserve (o BC dos EUA), que, segundo ele, evitaram um derretimento da economia do país, agora em recuperação lenta.
Entretanto, a "fonte federal de recursos" gerou um alto nível de dívidas que pode alimentar a inflação no futuro. Para o presidente da companhia de investimentos Berkshire Hathaway, enormes doses de remédio monetário continuam a ser administradas e, logo mais, "teremos que lidar com os seus efeitos colaterais."
Em julho, o governo anunciou um déficit fiscal de US$ 180,6 bilhões, cifra recorde para o mês.
Buffett destacou que uma economia reanimada não será capaz de gerar um nível de receita suficiente para compensar o déficit.
De acordo com ele, os políticos provavelmente não vão querer aumentar impostos ou frear os gastos e podem optar por silenciosamente deixar a inflação subir, um movimento que "confiscará" riquezas e permitirá que os EUA se transformem em uma "economia de república de banana".
Uma vez que a recuperação esteja garantida, o Congresso deve encerrar o aumento da relação entre dívida e PIB e manter suas metas de crescimento alinhadas com o crescimento de suas fontes de recursos, escreveu o megainvestidor.


Texto Anterior: Bolívia ameaça mudar acordo de venda de gás
Próximo Texto: Europa: Preços ao produtor recuam ao patamar de 2007 na Alemanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.