São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ações da EDS perdem metade do valor

DA REUTERS

As ações da EDS (Electronic Data Systems) caíram 52,83% no pregão de ontem da Bolsa de Nova York depois de a empresa ter anunciado um grande corte na previsão de pagamento de seus dividendos para o terceiro trimestre. Para especialistas, entretanto, o pior ainda pode estar por vir. Com isso, ações de outras companhias do setor também recuaram.
De acordo com a companhia, a meta de dividendos para o terceiro trimestre deverá ser cortada em mais de 60 centavos por dólar por ação. Originalmente, a meta era atingir 74 centavos por ação. O motivo dessa redução é a falta de novos contratos de serviços e uma desaceleração crônica nos gastos com tecnologia nos EUA. Além disso, a empresa ainda disse que poderá lucrar menos do que o esperado no trimestre.
Logo após o anúncio da EDS, na quarta-feira, duas agências de classificação de crédito nos EUA rebaixaram a nota da dívida da empresa. Por causa disso, os papéis da dívida da EDS, negociados no mercado de títulos, caíram bastante, o que significa que os investidores acreditam que o risco da empresa cresceu.
A EDS tentou amenizar os problemas afirmando que eles são um fenômeno de curto prazo e que serão superados logo. Analistas acham que um tombo tão grande como esse e o fato de ter causado tanta surpresa indicam que os problemas continuarão.


Texto Anterior: México sente turbulência e recua 5,3%
Próximo Texto: Citi paga indenização de US$ 240 mi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.