São Paulo, terça-feira, 20 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado espera nova queda dos juros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois do pequeno corte nos juros anunciado na última quarta-feira, analistas de mercado consultados pelo Banco Central já esperam nova redução no mês que vem. A expectativa é que a taxa Selic, hoje em 19,5% ao ano, caia para 19% na reunião do Copom de outubro.
Segundo pesquisa de mercado feita pelo BC na sexta-feira, a previsão dos analistas é que os juros continuem em queda nos próximos meses, devendo chegar a 18% ao ano até dezembro. Na semana passada, a Selic caiu de 19,75% ao ano para 19,50%, no primeiro corte nos últimos 17 meses.
Em nota oficial, o BC informou que a queda dos juros foi possível devido ao comportamento favorável da inflação.
Segundo o levantamento de mercado feito pelo BC, a expectativa dos analistas em relação à inflação está praticamente estável. Após cair por 17 semanas seguidas, a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo de 2005 caiu de 5,20% para 5,21%.
A estimativa está bem próxima dos 5,1% fixados pelo BC como meta para 2005. A principal fonte de pressão inflacionária, segundo a pesquisa, está nos chamados preços administrados -conjunto que inclui tarifas públicas e preços de combustíveis, entre outros itens. Nas contas dos analistas, o reajuste desses preços deve chegar a 7% neste ano.
Já a expectativa para o crescimento da economia neste ano registrou pequena melhora, passando de 3,21% para 3,26%. Para 2006, a previsão é de 3,50%.


Texto Anterior: Crise evita aumento maior da dívida
Próximo Texto: Saldo da balança já passa de US$ 31 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.