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outro lado
Mudança de plano não prejudica cliente, afirmam empresas
DA SUCURSAL DO RIO
A Net e a Sky afirmaram que
seus clientes não são prejudicados quando um pacote de TV
por assinatura deixa de ser comercializado. Apesar dos problemas relatados pelos assinantes, ambas disseram que
quem já assinou o serviço pode
mantê-lo inalterado pelo tempo que desejar.
Segundo as empresas, o lançamento de pacotes foi intensificado nos últimos anos. Na
Sky, o processo começou há
três anos. "Assim como na indústria automobilística, a Sky
lança a cada ano uma nova versão dos pacotes", afirmou por
e-mail a assessoria da companhia. No caso da Net, a mudança é ainda mais recente. Antes
de 2008, a empresa oferecia
apenas seis opções de pacote de
TV, ante mais de 20 hoje.
A Net afirmou que o e-mail
citado pela reportagem, que informava sobre a substituição de
um dos pacotes, foi resultado
de um erro. De acordo com a assessoria, a ação tinha por objetivo mostrar aos clientes as
vantagens que eles teriam se
migrassem para outro pacote.
"Porém, houve uma falha
operacional e o texto utilizado
para a confecção do e-mail
marketing foi o errado", afirmou a empresa. A assessoria
disse ainda que o e-mail foi enviado apenas para cem clientes
e que todos foram procurados
para esclarecimentos. A engenheira de software Debora
Theodoro, uma das destinatárias, diz não ter sido procurada.
A assessoria de imprensa da
Net afirma que a empresa realiza um processo gradual de migração para a tecnologia digital,
que é feito sem ônus para o
cliente e sem alteração do pacote contratado.
A empresa disse também
que, quando há mudanças na
programação, o cliente é avisado com ao menos 30 dias de antecedência e não é prejudicado.
Já a Sky afirmou que não altera seus pacotes de forma unilateral. "O cliente recebe ofertas diferenciadas para optar pela migração ou aquisição de um
pacote opcional. Eventualmente, a Sky disponibiliza por mera
liberalidade e por um período
determinado a degustação de
novos canais, mas o cliente não
paga mais por isso."
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