São Paulo, terça-feira, 20 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO INTERNACIONAL

BC norte-americano pede estímulo a consumo na China

DA FOLHA ONLINE

O presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA), Ben Bernanke, declarou que os EUA devem assumir um compromisso "claro" de redução do deficit público e fez apelo para que países como a China estimulem o consumo, de modo a combater os desequilíbrios comerciais em nível mundial.
"O maior desafio que se apresenta a médio prazo tanto para a Ásia quanto para os Estados Unidos é alcançar um crescimento econômico mais equilibrado e ao mesmo tempo reduzir os desequilíbrios mundiais", disse, em Santa Barbara, Califórnia.
O governo dos EUA revelou na sexta-feira um rombo histórico nas contas públicas de US$ 1,42 trilhão. Por esse motivo, Bernanke defendeu uma "trajetória fiscal sustentável, ancorada por um compromisso claro de reduzir substancialmente os deficit federais ao longo do tempo". O titular do Fed não apontou sugestões de como reduzir os problemas orçamentários.
Em relação à Ásia, Bernanke pediu que os países tomem medidas para "elevar a demanda interna". O titular do Fed pediu que os líderes mundiais resistam "firmemente ao protecionismo e a instituição de barreiras a fluxos de capitais".


Texto Anterior: Camargo Corrêa pode levar R$ 7 bi da União
Próximo Texto: Calçados: Nike consegue liminar contra sobretaxa a tênis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.