São Paulo, terça, 20 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportação é alternativa para indústria

da Reportagem Local

Com a recessão prevista para o ano que vem no Brasil, as exportações poderiam ser uma alternativa para as empresas escoar sua produção. A pesquisa do Bicbanco revela que os industriais não estão contando com muito alívio no front externo.
Cerca de dois terços das empresas consultadas na sondagem exportam. Entre essas companhias, 82,4% planejam aumentar suas exportações em 99. Outros 17,6% devem diminuir suas vendas externas. A média das respostas aponta para um crescimento de 3,9% das exportações em 99.
"O resultado mostra uma expectativa de aumento das exportações menor do que nos anos anteriores", diz Luiz Rabi. Na pesquisa feita no mesmo período no ano passado, os executivos apostavam em uma alta de 8,3% das exportações em 98.
O cenário externo também não é favorável ao levantamento de empréstimos, segundo os entrevistados. Para obter financiamento, quase metade das empresas (41,9%) pretende levantar empréstimos junto a bancos no Brasil.
A segunda opção preferida pelos executivos foi incorporar lucros ou fazer chamadas adicionais de capital junto aos acionistas (35,4%). Aproximadamente 21% dos entrevistador prefere tentar captar recursos no mercado externo, mesmo pagando taxas mais altas. A pior opção, de acordo com a pesquisa, é emitir debêntures no mercado doméstico.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.