São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo com EUA viabiliza entrada da Rússia na OMC

DA REUTERS

Rússia e EUA assinaram acordo bilateral ontem para entrada russa na OMC (Organização Mundial de Comércio), removendo o último grande obstáculo para o ingresso do país, que há 13 anos pleiteava a vaga.
O acordo foi assinado pelo ministro russo da Economia, German Gref, e pela representante comercial dos EUA, Susan Schwab, durante reunião da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, em português), realizada em Hanói.
A assinatura foi planejada para acontecer antes de encontro do presidente russo, Vladimir Putin, com o norte-americano, George W. Bush, que participaram da reunião da Apec.
"Sem dúvida, este acordo é um marco muito significativo na completa integração da Rússia na economia global", disse Gref depois da assinatura.
A Rússia, última grande economia fora da organização, será beneficiada por um "significativo aumento" no comércio mundial depois de ingressar na OMC, disse Schwab.
Grupos comerciais dos EUA comemoraram o acordo. Autoridades disseram que o pacto remove antigos obstáculos russos às exportações de carne bovina, suína e de aves dos EUA e exige corte de tarifas de uma longa lista de produtos.


Texto Anterior: Biodiesel gera alta no preço de óleo combustível
Próximo Texto: Oferta de gás será "justa" em 2007 e 2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.