São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

P&G fará corte agressivo de custos em 2009

O presidente da Procter & Gamble do Brasil, Tarek Farahat, já planeja um plano mais agressivo de corte de custos para 2009 como parte de sua estratégia para enfrentar a crise financeira. Em seu último comunicado interno, ele pediu a colaboração de todos os funcionários: recomendou que eles apaguem a luz ao sair do escritório e pesquisem os preços em companhias aéreas para as passagens de viagens corporativas, por exemplo.
Os planos de economizar, no entanto, não incluem cortes de gastos com publicidade. Dona de marcas como Pampers, Wella e Pantene, a empresa vai aumentar ainda mais os investimentos em marketing para tentar ganhar "market share".
"Em épocas de crise, o consumidor quer um produto de confiança. Vamos investir em comunicação para que ele associe nossos produtos como marcas de qualidade", afirma Farahat.
Para ele, o fortalecimento da marca é importante em momentos de crise para evitar que o consumidor compre o produto mais barato da prateleira. "Se o consumidor sabe que a pilha que está comprando dura oito horas a mais que a do concorrente, ele gasta mais."
Diferente de outros setores da economia, Farahat afirma que não sentiu queda nas vendas dos produtos da P&G, focados no uso diário. "Ninguém vai deixar de escovar os dentes ou de tomar banho por causa da crise", diz Farahat, que considera o brasileiro o "consumidor ideal". Ele se baseia em pesquisas que mostram que o consumo de produtos de higiene pessoal é maior no país. "A média de tempo que o brasileiro gasta para escovar os dentes é de 2,5 minutos, quase o dobro da média mundial."
Apesar da manutenção do consumo, o executivo percebeu que as vendas em algumas categorias de produtos, como fraldas e detergentes, estão crescendo menos. Mesmo assim, a P&G mantém sua projeção de investimentos para 2009 e os planos de abrir duas fábricas no país -investimento de cerca de R$ 50 milhões em cada uma. "Não precisamos de crédito. Temos dinheiro em caixa", diz.

Economistas da Ásia divergem sobre crescimento chinês em 2009

A China é uma incógnita. Em viagem ao Japão, Octavio de Barros, diretor do Bradesco, constatou que há várias previsões diferentes para o crescimento chinês em 2009. "O foco da preocupação dos japoneses agora é com a China", disse.
Entre os que esperam um cenário mais pessimista está o economista Nobuyuki Saji, do Mitsubishi UFJ Securities. Ele afirma que a China não crescerá mais do que 5% em 2009, porque atravessa uma crise de super capacidade. Ele também prevê um período de deflação puxado pela economia chinesa.
Já o economista Kazuto Uchida, do mesmo banco, projeta um crescimento de 8,5% para a China em 2009. Para ele, o pacote chinês surtirá efeitos concretos na economia, informa Octavio de Barros.
Em relação à percepção dos economistas japoneses sobre o Brasil, Octavio de Barros afirma que ambos esperam que o país sofra menos os reflexos da crise que outros emergentes.
Octavio de Barros foi ao Japão para dar uma palestra no Brazil Day, conferência sobre a economia brasileira para investidores institucionais do Japão.

BOLÃO
O nome de Timothy Geithner, atual presidente do Fed de Nova York, está cada vez mais em alta na bolsa de apostas sobre quem será o futuro secretário de Tesouro dos EUA, segundo a Reuters. Uma pesquisa do "Wall Street Journal" nesta semana em evento com presidentes de empresas em Washington mostrou que 37% apontam para Geithner como provável substituto de Henry Paulson. Em seguida estava Lawrence Summers, ex-secretário de Tesouro de Bill Clinton, com só 18%.

FROTA

VENDA DE CARRO "FLEX" DEVE ALCANÇAR MARCA DE 2,3 MILHÕES
As vendas de veículos "flex fuel", neste ano, devem marcar mais de 2,3 milhões de automóveis, segundo projeções de analistas. Em 2015, o sistema responderá por 65% da frota nacional. O cenário será apresentado por Sérgio Bueno, diretor da Agrícola Rio-Galhão, no Congresso de Agribusiness da Sociedade Nacional de Agricultura, nos dias 25 e 26, no Rio. Segundo Bueno, "haverá um consumo potencial de 5,2 bilhões de litros de álcool hidratado em 2015 nas regiões Norte e Nordeste, alta de 4,37 bilhões de litros ante 2007."

FOCO NOS EMERGENTES
A Lotto, marca italiana de artigos esportivos, vai anunciar medidas anticrise para acirrar sua disputa contra a Nike e a Adidas. Depois de completar um ano no Brasil, ela chega à Malásia, China e Hong Kong, reforçando sua atuação em países emergentes. No Brasil, a meta é crescer 25% neste ano.

CURRÍCULO
O Shopping D firmou uma parceria com o Centro de Apoio ao Trabalhador da prefeitura paulista para preencher as vagas abertas pelas 230 lojas. A primeira demanda é de trabalhadores temporários para o fim de ano.

PRATA DA CASA
A Dalkia Brasil, divisão da francesa Veolia Environnement, vai investir em um programa de trainee para, no prazo de cinco anos, poder suprir com recém-formados toda a demanda interna por gerentes.

NA MACA
O faturamento estimado dos 37 integrantes da Anahp (associação de hospitais privados) alcançou R$ 6,3 bilhões em 2007. Juntos, os hospitais empregam mais de 45 mil pessoas. As horas de treinamento cresceram 7,2%, de 26 horas por funcionário em 2006 para 28 horas de treinamento por pessoa em 2007. Os números serão divulgados dia 1º de dezembro, na posse do presidente eleito do conselho deliberativo da Anahp, Henrique Salvador, do Hospital Mater Dei, de MG.

NA ESCOLA
A Secretaria de Estado da Educação de SP fechou parceria com a Fundação Telefônica, que doará notebooks a escolas estaduais. A previsão é atingir neste ano 5.500 estudantes, de 11 escolas. A primeira escola a receber a parceria é de Diadema (Simon Bolívar), com 45 computadores portáteis.

NA ESCOLA
A Secretaria de Estado da Educação fechou parceria com a Fundação Telefônica, que doará notebooks a escolas estaduais. A previsão é atingir ainda neste ano 5.500 estudantes, de 11 escolas. A primeira escola a receber a parceria é de Diadema (Simon Bolívar).



Próximo Texto: Dólar vai a R$ 2,39 com aposta na BM&F e fuga de estrangeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.