São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

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VAREJO

Vendas caem 4,5%, diz Abras

Supermercado fatura 9,27% mais em 2003

FABIANA FUTEMA
DA FOLHA ONLINE

O setor supermercadista brasileiro encerrou 2003 com um faturamento de R$ 87,2 bilhões. Esse valor representa um crescimento nominal de 9,27% em relação a 2002. Em valores reais, ou seja, descontando a inflação, houve queda de 4,5% nas vendas do setor em 2003.
Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o resultado negativo de 2003 reflete o orçamento enxuto do consumidor brasileiro. "As tarifas públicas aumentaram muito em 2003, o que obrigou o consumidor a reduzir os gastos no supermercado para manter as contas em dia", disse a economista da Abras, Fátima Merlin. "Além de trocar a marca cara por outra mais barata, o consumidor passou a levar volumes menores de produtos para casa. Reduziu o volume do arroz, do açúcar", afirmou Merlin.
Para 2004, a economista prevê um aumento de 3% no faturamento do setor. "Será o início da retomada do crescimento para o setor, que acumula perda de 7% nos últimos anos."

Vendas de Natal
Os supermercados registraram em dezembro um aumento nas vendas de 32,69% em relação a novembro.
Na comparação com dezembro de 2002, houve um aumento de 1,85% (nominal). Descontando a inflação, as vendas caíram 6,82%.
Segundo a Abras, o desempenho de dezembro foi puxado pela sazonalidade do período, com as festas de Natal e Ano Novo.


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