São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 2006

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MERCADO ABERTO

Conselho da Bombril destitui presidente

A disputa pelo comando da Bombril ganhou um novo capítulo na quinta. Depois de três meses de confronto com a diretoria executiva, o conselho de administração da Bombril S.A. destituiu, em reunião ordinária, José Bacellar da presidência da empresa. A decisão ainda vai ser publicada em ata.
Bacellar irá entrar na Justiça com um pedido de liminar para tentar reverter a decisão. Vai alegar que ela contraria recomendação do administrador judicial da companhia, José Paulo de Sousa, que, por meio de carta, manifestou sua "interferência para que não se altere a diretoria como atualmente é composta" até a próxima assembléia geral ordinária, que deve ser marcada até abril. O conselho já se prepara para recorrer na Justiça, caso Bacellar consiga a liminar.
O conselho de administração da Bombril S.A. alega que tomou a decisão de destituir Bacellar pelo fato de ele resistir à idéia de deixar suas funções como conselheiro e passar a se dedicar apenas à direção executiva.
Já Bacellar tem outra versão. Ele diz, por meio de sua assessoria, que a destituição se deve à faxina que vem realizando há mais de um ano na empresa, tentando até demitir pessoas contratadas por membros do conselho.
Ele argumenta também que sua saída está relacionada à defesa que tem feito para que seja concedido direito de voto ao BNDES e à Previ, acionistas da Bombril. Bacellar argumenta que, caso renunciasse à sua posição como conselheiro, ficaria enfraquecido para prosseguir com a reestruturação da empresa. Mesmo que deixe o comando, ele pretende permanecer no conselho. Seu objetivo é o de preparar o terreno para que a administração judicial conceda direito a voto à Previ e ao BNDES.
O executivo escolhido para substituir Bacellar é o atual superintendente, Cláudio Del Valle. Ontem, na convenção de vendas da Bombril, no Rio, Bacellar anunciou que a companhia tinha, afinal, saído do vermelho. Segundo ele, o balanço fechará com R$ 120 milhões de lucro.

SOB ENCOMENDA
Uma das principais empresas de call center do país, a TMS encerrou 2005 com crescimento de mais de 50% no faturamento e de 33% no quadro de funcionários, impulsionada pela aposta no desenvolvimento de novas formas de prestação de serviços para atender a nichos de mercado ou de acordo com a área de atuação da empresa que a contrata. Entre os produtos criados, por exemplo, há uma espécie de auditoria para monitorar a qualidade do atendimento aos clientes de seus clientes, afirma Diogo Morales, diretor da TMS. Para 2006, além da manutenção do crescimento em dois dígitos -a expectativa é a de uma expansão de cerca de 25%-, a companhia planeja ampliar sua unidade em Alphaville, na Grande São Paulo, e a implantação de uma terceira em local que tem sido estudado, no segundo semestre.

PRIMEIRO CONTRATO
A Caixa Econômica Federal começará a atuar no financiamento às exportações de empresas brasileiras. A instituição irá assinar na próxima terça-feira o primeiro contrato de crédito para exportação, no valor de US$ 70 mil. Dados da Caixa Econômica apontam que, das cerca de 18.600 empresas exportadoras no Brasil, 3.187 são clientes do banco. Atualmente a carteira de pessoas jurídicas do banco é superior a 600 mil clientes.

ENCONTRO
A Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos) tem encontro marcado com o governador Geraldo Alckmin na próxima terça-feira, dia 24. Na pauta, a agenda de investimentos para este ano e também propostas para o desenvolvimento do setor, que concentra cerca de 85% de sua produção no Estado. Será o primeiro encontro dos empresários do setor de genéricos com o governo de São Paulo.

COMBATE À PIRATARIA
Começa hoje em Cannes a 40ª edição do maior congresso mundial da indústria fonográfica, o Midem, em meio a resultados positivos sobre a pirataria musical no Brasil e na América Latina. Estimativas do escritório Veirano, que participa do evento, apontam queda de 60% no mercado de produtos piratas na fronteira com o Paraguai em 2005. Só as apreensões de CDs e DVDs na região subiram 55%.

DESENVOLVIMENTO SETORIAL
A Abimo (associação da indústria de artigos e equipamentos médicos, odontológicos e de laboratórios) assinou um acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial para a criação de um plano de desenvolvimento aplicado ao setor. Ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a agência objetiva promover o desenvolvimento industrial por meio de maior competitividade e inovação.

Fraude na "net" preocupa bancos

Em um momento de avanço das perdas causadas por fraudes em transações pela internet, o Bladex (espécie de banco latino-americano de fomento às exportações) elegeu como uma de suas bandeiras em 2006 a implementação de um sistema de certificação digital, a fim de evitar, por exemplo, o roubo de identidade e promover o comércio na internet.
Ele negociará nos próximos meses com os bancos da região a distribuição -que será cobrada- de um sistema criado pelas maiores instituições financeiras do mundo. O plano prevê ainda a integração de dados por meio de um sistema global de identificação única, diz Catherine McGrail, diretora do Bladex que cuida da área.
"É um problema que temos que combater agora, diante das perdas crescentes na região", diz McGrail, em referência a dados que apontam, por exemplo, o Brasil como terceiro país no mundo com maior incidência de crimes eletrônicos.
A preocupação tem aumentado também entre os bancos brasileiros. Em evento realizado pela Febraban na terça passada, eles defenderam a criação de uma lei específica para coibir as fraudes na internet.


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