São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Índice

ENERGIA

Alliant critica câmbio e legislação

"Desapontada", americana vende subsidiária no país

DA FOLHA ONLINE
E DO VALOR ONLINE


A americana Alliant Energy vendeu sua subsidiária brasileira, a Alliant Energy Holdings do Brasil (AEHB), para a Sobrapar, por US$ 152 milhões. A Sobrapar pertence a Antônio José Carneiro, ex-dono do banco Multiplic.
A venda da subsidiária marca a saída da Alliant do mercado brasileiro. No país, a Alliant possuía cerca de 50% das ações ordinárias (com direito a voto) da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, 45,6% do capital votante da Energisa S.A., 49,9% da PBPartSE1 S.A. e 50% da Usina Termelétrica de Juiz de Fora S.A.
"Nossos investimentos no Brasil foram desafiadores quase desde o princípio", disse o presidente da Alliant, William D. Harvey, em comunicado. Ele cita, entre outros obstáculos, a variação cambial, as disputas com os sócios e a "frustração" com o sistema legal brasileiro. Para o executivo, a venda da subsidiária consegue preservar valor para os acionistas. "E vai terminar nossa participação desapontadora no mercado brasileiro de energia."
Com a venda no Brasil, a Alliant dá continuidade a seu plano de concentrar as suas operações nos Estados Unidos.


Texto Anterior: Infra-estrutura: 4 grupos disputam Brasil Ferrovias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.