São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Desemprego na China bate 4,2% em dezembro

RAUL JUSTE LORES
DE PEQUIM

O desemprego urbano na China subiu para 4,2% no final de dezembro, 0,2 ponto a mais que no ano anterior. Há 8,86 milhões de chineses desempregados nas grandes cidades.
A notícia divulgada ontem pelo Ministério de Recursos Humanos e Segurança Social, porém, não entrega a dimensão na crise do emprego. A também estatal Academia Chinesa de Ciências Sociais divulgou no mês passado que o desemprego urbano deve ser o dobro, quase 9%.
"O desemprego é mais sério que o apresentado pelo último número, pois os migrantes rurais não são contabilizados", diz Yuan Gangming, do Centro para a China na Economia Mundial da Universidade Tsinghua.
Estatísticas do Ministério dizem que 10 milhões de migrantes rurais, de um total calculado em 200 milhões, voltaram a trabalhar no campo por não achar emprego no ano passado. Essa reversão do êxodo rural chinês deve se repetir em 2009.
O ministério divulgou que 11,13 milhões de empregos foram criados nas áreas urbanas da China no ano passado. Antes da queda em dezembro, o desemprego urbano havia caído antes por cinco anos consecutivos, de 4,3% em 2003 a 4% em 2007.


Texto Anterior: Rio Tinto corta em 11% produção de alumínio e fecha 2.600 vagas
Próximo Texto: Bancos: Hypo recebe US$ 15 bi do governo alemão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.