São Paulo, terça-feira, 21 de março de 2006

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CRÉDITO

Itaú e Unibanco disputavam empresa, que dá acesso a cliente classe A

Por R$ 1 bi, Bradesco compra American Express no Brasil

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Bradesco anunciou ontem a compra da operação de cartão de crédito da American Express Company no país por US$ 490 milhões (R$ 1,04 bilhão). Com a aquisição, que deve ser finalizada até julho, o banco deve se tornar a segunda maior emissora de cartões do país. Antes disso, em maio, o Itaú termina o processo de incorporação definitiva de sua parte na Credicard -adquirida no final de 2004- e com isso ficará na ponta do ranking.
Depois que ambos os negócios forem absorvidos, o Itaú passará a ser o maior banco em faturamento com cartões de crédito e em número de unidades emitidas no Brasil.
Com a Amex, o Bradesco, maior banco privado do país, terá R$ 22,7 bilhões em receita e 17,6% de participação de mercado (dados de 2005). O Itaú, incluindo os negócios comprados da Credicard, passará a ter mais de R$ 28 bilhões no caixa e 22% de "market share" (dados de 2005).
Não há ranking oficial finalizado. Os dados foram coletados pela Folha (mesma base de análise) com cada uma das empresas do ranking.
Bradesco, Itaú e Unibanco fizeram propostas à Amex nos últimos meses. Após um ano e sete meses de conversas entre Bradesco e Amex, foi acertado um pacote que inclui outras operações da companhia norte-americana. Faz parte ainda o serviço de corretagem de seguros, serviços de viagem, de câmbio no varejo e das operações de CDC (Crédito Direto ao Consumidor, para a venda de carros).
"Acreditamos num crescimento de cerca de 20% no faturamento com cartões destinados para essa classe A. Em termos gerais, o que deve ajudar o mercado total é a melhoria da economia neste ano", disse Marcio Cipriano, presidente do Bradesco.
A partir do fechamento da operação, pode-se dizer que o banco vai embolsar o faturamento que a Amex tinha antes com os cartões Green, Gold e Platinum. Fica de fora o Blue Box, que continuará sendo emitido por outros bancos, mas pertencerá ao Bradesco. O acordo dura dez anos, sendo renováveis pelo mesmo período.

Classe A
A operação coloca o Bradesco no centro do mercado de cartões para as classes mais abastadas -os principais clientes da Amex. Esse consumidor tem renda média de R$ 3.500- e gasto médio mensal superior à média. O Bradesco já opera com Visa e Mastercard. Para quem já tem o cartão, continuará em vigor o programa de recompensas Membership Rewards -o único em que os pontos não expiram.
A concretização do negócio está subordinada à autorização do Banco Central, esperada para ocorrer até o final do primeiro semestre
Ontem, durante entrevista à imprensa, o presidente do Grupo American Express International, Edward Gilligan, classificou o negócio de "parceria" e afirmou que a empresa não está saindo do país. "A American Express está apenas mudando o modelo. Com essa parceria, dentro dos próximos cinco anos teremos um desenvolvimento ainda maior", disse.
O mercado de cartões de crédito no país movimentou R$ 129,1 bilhões em 2005 -alta de 19%- e soma 68 milhões de unidades no país -quase um em cada dois brasileiros tem o "dinheiro de plástico" na carteira. A expectativa é que esse mercado cresça outros 20% em 2006.


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