São Paulo, quarta-feira, 21 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Putin ficou meio "putin" com o país, diz presidente

DO ENVIADO A MINEIROS (GO)

Em discurso durante visita à fábrica da Perdigão, ontem, em Mineiros (GO), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um trocadilho com o nome do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao relatar que interpelou pessoalmente um produtor rural sobre denúncias que ele havia feito à imprensa, em 2006, de que frigoríficos brasileiros supostamente pagavam suborno a autoridades russas para continuar exportando carne para aquele país.
"Certamente o embaixador russo recebeu [a notícia] e certamente mandou para o presidente Putin, e certamente o Putin ficou meio "putin" com o Brasil", disse.
Lula afirmou que encontrou em Chapecó (SC) o produtor, cujo nome não citou, e lhe disse que "o mínimo que esperava dele" era que mandasse uma "carta de desculpas" a Putin, "dizendo que tinha falado bobagem". Segundo Lula, a notícia foi publicada no jornal "O Estado de S. Paulo". Ele não explicou se abriu investigação para apurar as denúncias.
O presidente reclamou de supostas críticas injustas ("quando faz seca, é a desgraça do governo que é o culpado, quando chove, eu não vi uma passeata agradecendo a chuva") e chegou a atribuí-las ao que seria uma característica do brasileiro: "Temos um prazer de fazer transferências de responsabilidade com as desgraças como nenhum outro povo tem". (RV)


Texto Anterior: Usineiros estão virando "heróis mundiais", diz Lula
Próximo Texto: Fiscalização em canaviais do interior de São Paulo é antecipada e intensificada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.