São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O CICLO DE ALTA DOS PREÇOS DAS COMMODITIES ACABOU?

"Fundamentos da valorização não mudaram"
CHRISTIAN BRODA
PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE CHICAGO

"Os fundamentos para o aumento dos preços não mudaram. Então, o cenário de preços de commodities elevados permanece para o médio prazo. Entretanto, as incertezas financeiras se espalharam substancialmente na última semana e os preços das commodities não ficaram imunes às turbulências em outras classes de ativos. Isso sugere que a volatilidade nas commodities persistirá nas próximas semanas."

"Patamar atual não se sustenta"
MIGUEL DAOUD
ANALISTA DA GLOBAL
FINANCIAL ADVISOR

"No longo prazo, os preços vão cair muito. Os níveis atuais não se sustentam, pois os valores foram inflados pelo excesso de liquidez no sistema financeiro, e não pela lei da oferta e da procura. Os investidores buscaram esses ativos "reais" como forma de se proteger da desvalorização do dólar, mas, diante da perspectiva de uma recessão nos EUA, estão fugindo. Os preços devem ficar de 20% a 25% menores do que agora."


Texto Anterior: Análise: Economistas ainda vêem demanda forte
Próximo Texto: Marcio Pochmann: Riqueza concentrada e trabalho em excesso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.