São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Texto Anterior | Índice

CAUTELA

Resultado é o mais baixo desde outubro de 2003

Confiança na retomada diminuiu, mostra pesquisa com industriais

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A confiança dos industriais na recuperação da economia registrou queda neste início de ano, segundo pesquisa trimestral feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Entre janeiro e abril, de acordo com o levantamento, o índice que reflete as expectativas do setor caiu de 62,4 para 56,3 pontos. O resultado é o mais baixo desde outubro do ano passado, quando o mesmo índice estava em 55,8 pontos.
O índice varia de zero a cem, e valores acima de 50 indicam otimismo. Resultados abaixo disso sinalizam pessimismo. Logo, a indústria continua confiante na retomada do crescimento, embora de forma mais discreta. A pesquisa ouviu 1.218 empresários entre 29 de março e 19 de abril.
A queda foi maior entre os pequenos empresários, com uma variação de 61 pontos para 54. Nas grandes empresas -com mais de 25 empregados, segundo o critério da pesquisa-, o índice caiu de 65 pontos para 60,7.
"O ano de 2004 iniciou-se com forte expectativa de retomada do crescimento econômico. Entretanto, não só a economia não retomou o caminho do crescimento, como verificou-se um aumento do grau de incerteza, que afetou significativamente o nível de confiança dos executivos industriais", diz, em nota, a CNI.
Um dos motivos dessa queda seria a maneira pela qual o Banco Central conduziu a política monetária nos últimos meses. "As reduções [dos juros] estabelecidas foram muito tímidas", diz a nota.
O índice é dividido em dois itens, um relativo à situação atual vivida pela empresa e outro sobre as expectativas do empresário.


Texto Anterior: Telefonia: Dona da Embratel sai da concordata nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.