São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2006

Texto Anterior | Índice

ENERGIA

Petrobras anuncia auto-suficiência do petróleo hoje

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras inaugura hoje as operações da plataforma P-50, que vai assegurar ao país a auto-suficiência na produção de óleo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará das cerimônias -uma delas será realizada a bordo da plataforma e o presidente acionará um botão que fará jorrar petróleo, extraindo o primeiro óleo da P-50.
Segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, a unidade atingirá a capacidade total de produção (180 mil barris por dia) até o final do ano. Antes disso, porém, o país já pode se considerar auto-suficiente. É que, na média do ano, a produção vai superar o consumo de derivados de petróleo -esse é o conceito básico da auto-suficiência.
Na média, o país produzirá 1,9 milhão de barris por dia em 2006, mais do que o consumo de 1,85 milhão de barris por dia.

Mercado internacional
O preço do petróleo nos Estados Unidos fechou em queda ontem, encerrando a série de três altas que levou o preço a novos recordes. A queda foi causada pela realização de lucros antes de expirarem os contratos do mês de maio.
Na Bolsa de Nova York, os contratos para maio caíram 0,3%, para US$ 71,95 por barril. Em Londres, o petróleo do tipo Brent para junho recuou 0,8%, a US$ 73,18 por barril.
Parte das vendas foi gerada pela notícia de que a Shell vai recomeçar a produção em uma plataforma no golfo do México no fim de maio, antes do esperado. A plataforma foi bastante afetada pelo furacão Katrina em agosto.
A tensão por causa do programa nuclear iraniano continuou a preocupar o mercado, já que os investidores temem uma disputa que reduza as exportações do país, apesar de Teerã negar que tenha esses planos.


Com a Reuters


Texto Anterior: Guerra do papel: Argentina nega gestão do Brasil na crise com Uruguai
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.