São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA DO PAPEL

Argentina nega gestão do Brasil na crise com Uruguai

FLÁVIA MARREIRO
DE BUENOS AIRES

Em oposição aos movimentos uruguaios para regionalizar a chamada "guerra das papeleiras" e angariar simpatias dos sócios do Mercosul, o chanceler argentino, Jorge Taiana, afirmou ontem que se trata de um problema "exclusivamente bilateral" e que o presidente argentino, Néstor Kirchner, jamais falou sobre o tema com Luiz Inácio Lula da Silva.
A reação foi motivada pela manchete do diário "Clarín" de ontem: "Gestão secreta de Lula pelas papeleiras". O texto narrava o encontro de Lula com a presidenta finlandesa, Tarja Talonen, em 6 de abril. Conforme publicou a Folha no domingo, Lula falou sobre a crise que envolve a empresa de celulose finlandesa Botnia.
Ontem, o Itamaraty divulgou nota negando uma "pretensa "gestão secreta'", mas afirmando que o governo brasileiro tem conversado com vários envolvidos na controvérsia, "como de hábito se faz em assuntos de relevância".
A diplomacia brasileira admite que a crise afeta o Mercosul uma semana antes de o presidente Tabaré Vázquez viajar aos EUA, onde se reunirá com George W. Bush para azeitar as relações comerciais entre os dois países.
O Uruguai se apóia nos prejuízos causados por bloqueios de ambientalistas argentinos na fronteira para pedir punição à Argentina no âmbito do Mercosul.
Para se defender da acusação de que vai poluir a região, a Botnia afirma que a unidade que constrói na uruguaia Fray Bentos usará a mesma tecnologia da fábrica Veracel, inaugurada em 2005 na Bahia. Financiada pelo BNDES, a Veracel e tem capital brasileiro e sueco-finlandês. A Botnia se recusa a interromper as obras, como pede a Casa Rosada. O governo da Finlândia afirmou que sua ministra de Comércio Exterior, Paula Lehtomaki, não virá mais à Argentina na semana que vem por não se sentir "bem-vinda".


Texto Anterior: Empresa diz que teve lucro no Brasil
Próximo Texto: Energia: Petrobras anuncia auto-suficiência do petróleo hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.