São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPOSTO DE RENDA

Despesa com cirurgia plástica pode ser abatida, diz Receita

DA REPORTAGEM LOCAL

As despesas médicas comprovadas, independentemente da especialidade, são dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Renda. A dedução vale até para as despesas relativas à realização de cirurgia plástica, reparadora ou não, com a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde, física ou mental, do paciente.
As despesas com prótese de silicone não são dedutíveis, exceto quando o valor integrar a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar relativamente a uma despesa médica dedutível.
Por exemplo: uma prótese de silicone implantada em decorrência de uma cirurgia para retirar câncer no seio. Nesse caso, a despesa é dedutível, uma vez que a cirurgia para retirar o câncer pode ser abatida.
Esse entendimento foi adotado pela Receita ao final do ano passado, através de norma interna, mas ainda não havia sido divulgada. O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse que a norma interna foi criada devido à falta de entendimento único entre os auditores da Receita -uns aceitam o abatimento, enquanto outros não.

Entregas
Até as 16h de ontem, a Receita já tinha recebido 11,07 milhões de declarações, ante 11,77 milhões entregues até a mesma data em 2009. Para este ano a Receita prevê receber 24 milhões de documentos. O prazo de entrega termina dia 30 deste mês.
O contribuinte que perder o prazo de entrega pagará multa mínima de R$ 165,74; a máxima é de 20% do imposto devido.


Texto Anterior: Foco: Site afirma ter descoberto nova versão do iPhone
Próximo Texto: Tecnologia: Brasil é líder em pedido de retirada de material do Google
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.