São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequenos poderão usar aeromodelo

DA REPORTAGEM LOCAL

Agricultores de pequeno e médio porte também poderão usufruir de uma das técnicas da agricultura de precisão. A promessa é da Embrapa (Empresa Brasileira de Agropecuária), que desenvolveu, em parceria com a USP de São Carlos, aeromodelos monitorados por controle remoto capazes de produzir imagens de alta resolução.
Ao aeromodelo podem ser acopladas câmeras digitais, máquinas fotográficas comuns ou com lentes de infravermelho e filmadoras. Por meio de uma transmissão digital de rádio, as imagens são imediatamente enviadas para um computador no solo.
Segundo especialistas, com essa técnica o produtor poderá detectar a presença de pragas e ervas daninhas, verificar deficiências no solo e controlar o desenvolvimento das lavouras.
Na fazenda de soja Campo Bom, localizada em Mato Grosso do Sul, onde o eromodelo vem sendo utilizado em caráter experimental, há expectativa de que seu uso traga economia de US$ 1 milhão em insumos agrícolas.
A estimativa de preço do aeroplano básico é de R$ 3.000. Esse modelo tem autonomia de vôo de 20 minutos e capta imagens num raio de um quilômetro.



Texto Anterior: Técnica só é vantajosa para grandes produtores
Próximo Texto: Radar - Mais água
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.