UOL


São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil viu corte nas importações como retaliação

DA REDAÇÃO

Em 2 fevereiro de 2001, o Canadá suspendeu as importações de carne bovina do Brasil. Na época, argumentou que havia uma epidemia da "vaca louca" no Reino Unido e reivindicou o princípio da precaução contra o Brasil. A medida foi seguida por EUA e México.
De acordo com o governo canadense, o embargo foi adotado porque o Brasil deixou de enviar informações, solicitadas desde 98, sobre o rebanho bovino. O Canadá afirmou que poderia haver risco da existência do mal da vaca louca no país, devido à importação de gado de países europeus.
A diplomacia brasileira interpretou a medida como retaliação devido à disputa na OMC (Organização Mundial do Comércio) entre as fabricantes de jatos canadense Bombardier e a brasileira Embraer.
O governo brasileiro provou que não havia casos da doença no país e o Canadá suspendeu a medida em 23 de fevereiro do mesmo ano, seguido por EUA e México.


Texto Anterior: No pasto: Canadá tem 1º caso de vaca louca desde 93
Próximo Texto: Marketing: Greenspan vai estrelar propaganda para o Fed
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.