UOL


São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO PASTO

Divulgação derrubou dólar canadense e ações de empresas que vendem produtos com carne; EUA suspendem compras

Canadá tem 1º caso de vaca louca desde 93

ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

O Canadá anunciou a descoberta do primeiro caso de mal da vaca louca em uma década na América do Norte.
A divulgação da história baixou a cotação do dólar canadense, derrubou ações de companhias que vendem produtos com carne e empurrou autoridades americanas e canadenses à TV para tentar acalmar a população.
O último caso de doença da vaca louca registrado no Canadá ocorrera em 1993 -daquela vez, porém, tratava-se de um animal originado do Reino Unido. Ainda não se sabe a origem da vaca deste último caso. Nos EUA, mesmo com intenso programa de testes, jamais foi detectado o mal.
A vaca canadense foi morta sob suspeita de pneumonia em 31 de janeiro numa fazenda da Província de Alberta (meio-oeste), principal centro bovino do país.
Exames feitos no Canadá não foram capazes de descartar a hipótese de que ela tivesse o mal da vaca louca -conclusão a que chegaram, mais tarde, testes feitos na Inglaterra. O governo canadense anunciou que isolou outras mil vacas da mesma fazenda e que irá matá-las por garantia. "O animal não entrou na cadeia alimentar", afirmou o ministro da Agricultura do Canadá, Lyle Vanclief.
O anúncio feito ontem é o segundo tombo seguido tomado pela economia canadense. Semanas atrás, o país conseguiu retirar Toronto da "lista negra" da Sars (síndrome respiratória aguda grave). A inclusão, feita pela Organização Mundial de Saúde, derrubara o turismo e os negócios.
Os EUA suspenderam as importações de carne canadense. "Tomamos uma medida provisória. Até as investigações serem concluídas, é um passo apropriado", disse a secretária da Agricultura do país, Ann Veneman.
Mesmo assim, a Bolsa de Nova York registrou quedas no valor de companhias que comercializam carne. As ações do McDonald's caíram 6%, assim como as da Tyson, maior empresa de carne do mundo (-6%), e as da cadeia de restaurantes Outback (-4%). O McDonald's divulgou que seus restaurantes nos EUA não usam carne canadense.
O mal da vaca louca (ou encefalopatia espongiforme bovina) foi primeiramente detectado no Reino Unido em 1986. Acredita-se que tenha aparecido em animais alimentados com carcaças de ovinos. Cientistas crêem que os seres humanos desenvolvem a doença, que provoca paralisia e leva à morte, após se alimentar de animais que tenham o mal.
A doença foi responsável pela morte de ao menos 80 pessoas na Europa. A idade da vaca identificada no Canadá -oito anos- é justamente a duração que o período de incubação pode ter.

Brasil
No Brasil, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, José Olavo Borges Mendes, defende que o Brasil aproveite o caso de vaca louca no Canadá para aumentar as exportações de carne. "Se por um lado a ocorrência de um caso de doença da vaca louca no Canadá é negativa para toda a pecuária mundial, por outro abre uma oportunidade comercial que o Brasil não pode perder", diz Mendes.


Colaborou a Folha Online


Texto Anterior: Banco recusa a proposta "sem dinheiro" da AES
Próximo Texto: Brasil viu corte nas importações como retaliação
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.