São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA

Anatel decide mudanças no setor em audiência fechada

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) se reúne hoje e poderá analisar as mudanças na regulamentação do setor que permitirão a compra da Brasil Telecom pela Oi. Como tem acontecido desde a criação da agência, em 1997, a reunião será fechada ao público.
Na sexta passada, a Folha solicitou formalmente à agência acesso à reunião. Ontem a Anatel respondeu que o pedido não poderia ser aceito por haver necessidade de preservar dados sigilosos. Somente Aneel (agência de energia elétrica) e Cade (conselho de defesa econômica) abrem suas reuniões.
Para Fábio Osório, presidente do IIEDE (instituto de direito do Estado), é recomendável que as reuniões sejam abertas. "Quando há interesses coletivos e difusos em jogo, a reunião deve ser aberta." É a mesma posição do Ibrac (Instituto de Estudos da Concorrência) e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
O jurista Ives Gandra da Silva Martins diz que as agências têm obrigatoriedade constitucional de tornar públicas apenas suas decisões, não as reuniões. (HM)


Texto Anterior: Sondagem: Brasil sobe para 3º em ranking econômico da América Latina
Próximo Texto: Ações da Petrobras evitam queda da Bovespa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.