São Paulo, quinta-feira, 21 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secovi vai propor abater do IR juros do financiamento

DA REDAÇÃO

O Secovi (sindicato do setor imobiliário) de São Paulo vai propor, ao projeto de lei que vai tributar a caderneta de poupança, uma emenda com o intuito de abater do Imposto de Renda os juros pagos no financiamento da casa própria.
Segundo Cláudio Bernardes, vice-presidente do Secovi, o sindicato vai procurar outras entidades do setor para dar força política ao pleito.
Uma das possibilidades é o desconto de todo o valor pago em juros da base de cálculo do imposto. Outra opção seria definir um limite para essa dedução, como já acontece agora com as despesas com educação.
O abatimento já foi possível nos financiamentos feitos pelo BNH (Banco Nacional de Habitação) nas décadas de 1970 e 1980, mas Bernardes ressalta que é preciso avaliar "o que é factível atualmente".
De acordo com o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, cerca de 40% do custo de produção de um empreendimento, considerando toda a cadeia, são tributos. Com isso, diz, o governo não teria perda de arrecadação, pois a redução na receita com o IR seria compensada pelo estímulo à construção de novos imóveis.
No primeiro trimestre, a entidade registrou queda de 43% na venda de imóveis novos na capital, ante igual período em 2008. O percentual de vendas sobre oferta ficou em 8% nesse período, ou seja, a cada 1.000 unidades lançadas, 80 foram vendidas.
Para o ano, a previsão é chegar a 12% com a melhora do cenário econômico e o Minha Casa, Minha Vida. Segundo Petrucci, a "mídia gratuita" do programa federal elevou a procura por imóveis em todas as faixas, não só pelos que se enquadram nas regras. Desde janeiro, o número de lançamentos é inferior ao de vendas. Na média do primeiro trimestre, o número de lançamentos caiu 55% em relação há um ano. (TR)


Texto Anterior: Feirão da Caixa começa hoje com 110 mil imóveis à venda
Próximo Texto: Câmara inclui financiamento de lotes no Minha Casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.