São Paulo, quinta-feira, 21 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

1 POR 6
Em 2006, o Brasil necessitava de 6 milhões de bois para atender ao mercado da União Europeia. Com as novas exigências sanitárias do bloco, basta 1 milhão, diz Otávio Cançado, da Abiec. O cálculo inclui os 70 a 80 quilos de carne nobre por animal que vão à UE.

CONTRA A OMC
Essa perda se deve às rígidas exigências europeias à carne brasileira, impostas por pressão emotiva -e não técnica- dos irlandeses. Namíbia e Botsuana não têm essa exigência, caracterizada como discriminação contra o Brasil, na avaliação da OMC, diz Cançado.

FALTA DE BOI
A dificuldade para comprar bois aqueceu os preços da arroba, que, conforme cotações do Instituto FNP, subiu para R$ 80 ontem no mercado paulista.

PARA A CHINA
O setor de carne bovina fez os primeiros embarques à China, enquanto o de frango começará em breve. O de suíno continua enrolado na burocracia, diz Pedro de Camargo Neto, da Abipecs. Nem a viagem de Lula cortou as amarras por lá.

MAIS SERVIÇO
O produtor tem de ter cada vez mais informações sobre o seu negócio: de legislação ambiental a novas técnicas de produção. Por isso, a Bahia Farm deste ano, feira que será realizada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, no início de junho, terá mais orientações de serviços aos produtores.

PASSIVO AMBIENTAL
O novo foco da feira foi anunciado ontem pelo presidente do evento, Walter Horita. A Bahia Farm terá, ainda, a assinatura de um acordo de cooperação entre produtores, Estado e Ibama para a erradicação do passivo ambiental da região.

RITMO ACELERADO
A moagem de cana da safra 2009/10 atingiu 43 milhões de toneladas até o final de abril na região centro-sul, 102% a mais do que em igual período anterior. A produção de açúcar subiu 150% e a de álcool hidratado, 121%, segundo a Unica.

SAFRA DE LARANJA
A produção paulista de laranja deve atingir 353 milhões de caixas, com redução de 0,6% em relação à obtida no ano agrícola anterior, segundo a Secretaria de Agricultura de SP.

MAIOR PROCURA
A maior demanda por algodão continua elevando os preços do produto. Em 30 dias, a alta é de 20%.

CONTROLE DO MOFO
O mofo branco, que pode causar redução de produtividade de até 40% na soja, terá outros três grupos de fungicidas no controle da doença, informou ontem Mauricio Meyer, da Embrapa, no congresso de soja que se realiza em Goiânia.


Texto Anterior: Seguros: Yasuda fica com 50% da Marítima
Próximo Texto: EUA estudam criar agência para proteger clientes de bancos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.