São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLSA
Perdas do ano são recuperadas
Nasdaq volta a fechar acima de 4.000 pontos

DA REDAÇÃO

A Bolsa eletrônica Nasdaq, onde são negociadas as ações da nova economia dos Estados Unidos, fechou ontem acima do patamar de 4.000 pontos pela primeira vez em mais de dois meses.
Seu principal índice, o Nasdaq Composite, subiu 23,53 pontos e fechou com 4.013 pontos, o que representou alta de 0,59%.
Com isso, o índice praticamente se recupera das perdas registradas neste ano e fica perto da marca de 31 de dezembro de 99, quando fechou com 4.069 pontos.
A barreira dos 4.000 pontos havia sido ultrapassada pela primeira vez no dia 29 de dezembro do ano passado.
A alta de ontem da Nasdaq, a quarta consecutiva, foi puxada pelos papéis da Intel, da Microsoft, da Oracle e da Sun Microsystems.
Analistas avaliam que os investidores estão voltando para o mercado da nova economia porque acreditam que o setor pode ser menos afetado do que a velha economia pelos recentes aumentos dos juros anunciados pelo Federal Reserve, o banco central norte-americano.
O Fed aumentou os juros seis vezes nos últimos 12 meses para desaquecer a economia. A redução do crédito leva a uma queda do consumo, o que diminui os ganhos das empresas.

Velha economia
Na Bolsa de Nova York, onde são negociados os papéis de empresas da velha economia, houve queda acentuada durante o pregão de ontem.
O índice Dow Jones caiu 122,68 pontos e fechou com 10.435 pontos, o que representou queda de 1,16%.
A queda foi puxada pelas ações da Honeywell, que anunciou na segunda-feira que terá lucros menores no trimestre.
Fabricantes de produtos para o consumidor, como Coca-Cola e Johnson & Johnson, também registraram recuo ontem em Nova York, por causa da expectativa de queda dos lucros.



Texto Anterior: Economia Global: LTCM levou sistema "à beira do abismo"
Próximo Texto: Internet: Cresce no Japão acesso à Web pelo celular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.