São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO
Taxa média de janeiro a maio é de 7,9%, a maior desde 1982; no mês passado, índice se manteve em 7,8%
Desemprego em cinco meses é recorde, aponta IBGE

ISABEL CLEMENTE
DA SUCURSAL DO RIO

A taxa de desemprego de maio, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), se manteve em 7,8%, deixando a média dos cinco primeiros meses do ano (7,9%) como a mais alta da série histórica, iniciada em 82. Os dados foram divulgados ontem.
As médias de janeiro a maio também estavam altas no ano passado e em 98 (7,8%), mas as explicações são distintas. Naqueles anos, os índices foram pressionados pela queda na ocupação. Só não foram piores porque o mercado estava tão difícil que havia gente desistindo de procurar emprego, não contando, portanto, como força de trabalho.
E a taxa de desemprego mostra qual a porcentagem da força de trabalho que tentou se empregar e não conseguiu.
Desde o início do ano têm havido melhoras no índice de ocupação (de 5%, sobre maio de 99). Junto cresceu a quantidade de pessoas que voltaram a procurar trabalho (em 6,6% sobre maio de 99), inchando a força de trabalho e a taxa de desemprego.
Esse movimento de entrada de pessoas no mercado é um comportamento típico de períodos de aquecimento econômico, "o que até certo ponto é positivo", comenta o economista Luiz Roberto de Azevedo Cunha, da PUC do Rio de Janeiro.

Cai tempo de procura
Outra boa notícia é que caiu o tempo médio de procura por emprego (de 22,8 para 19,6 semanas, maio contra maio).
Por outro lado, continua Cunha, uma taxa alta de desemprego mostra que o mercado de trabalho segue sem dar conta do ingresso de mão-de-obra nova (grupo formado por recém-formados, aposentados e donas-de-casa em busca de complementação de renda familiar).
O ex-diretor do Banco Central Carlos Thadeu de Freitas ressalta que, num primeiro momento, o mercado absorve mão-de-obra não-qualificada, mais barata.


Texto Anterior: Tecnologia: Globo Cabo obtém o controle da Net Sul por US$ 900 milhões
Próximo Texto: Desemprego vai a 18,7% da PEA em São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.