São Paulo, quinta-feira, 21 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV digital deve ter bloqueio para gravação

DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

Pressionado pelas emissoras de televisão, o governo federal deverá permitir o bloqueio da gravação de alguns programas transmitidos pela TV digital.
Após declarar que o bloqueio é inconstitucional, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse ontem que "reavaliou" a proposta dos radiodifusores e que é necessário algum tipo de proteção dos direitos autorais dos produtores dos programas. "Há um consenso de que o melhor caminho é a proteção do conteúdo", afirmou.
As emissoras querem proibir a gravação de filmes e programas esportivos, por exemplo, para evitar que eles sejam vendidos no mercado pirata. A questão deverá ainda ser analisada pelos ministros do Comitê de Desenvolvimento da TV Digital, que se reúne na próxima semana.
A tendência é que o pedido das emissoras seja aprovado. Segundo Costa, o procedimento foi "acertado" em um almoço anteontem em sua casa, do qual participaram dirigentes de redes de TV e a ministra Dilma Rousseff.
De acordo com o ministro, as emissoras reclamam que terão dificuldade de contratar filmes e programas internacionais caso a gravação não seja proibida. Nos EUA, maior produtor de filmes do mundo, a gravação de programas é permitida. "A diferença lá é que, se alguém gravar e reproduzir, pega 20, 30 anos de cadeia", alegou.
Costa informou que o bloqueio de gravação pode baratear em até 30% o conversor que cada telespectador terá que comprar para receber o sinal. (LORENNA RODRIGUES)


Texto Anterior: CPI vai investigar concessões das teles
Próximo Texto: G4 decreta blecaute informativo sobre Doha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.