São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo investe R$ 700 mi em usina de cana

DA REPORTAGEM LOCAL

A Louis Dreyfus Commodities inaugura hoje em Rio Brilhante (MS) sua oitava usina de cana-de-açúcar no país. Com a usina, erguida em 580 dias e que absorveu investimentos de R$ 700 milhões, a companhia vai processar 16 milhões de toneladas de cana-de-açúcar neste ano e 20 milhões em 2007.
"É uma obra faraônica, no bom sentido, na medida em que o projeto teve início há 580 dias. A usina terá capacidade de processar por ano 4,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar", afirma Kenneth Geld, presidente da Louis Dreyfus no Brasil.
A usina de Rio Brilhante é a primeira obra da Dreyfus "construída do zero" no país. As outras sete foram adquiridas de terceiros. "A região de Rio Brilhante é excelente em termos de fertilidade agrícola. Plantamos 20 mil hectares de cana [em terras de terceiros] na região. Vamos gerar 1.500 empregos diretos."
Ele diz que o setor de açúcar e álcool é estratégico para a companhia dentro e fora do país, devido ao crescimento do setor de biocombustíveis, como o álcool combustível.
A Dreyfus cultiva em terras de terceiros 140 mil hectares de cana-de-açúcar e pretende elevar esse número para 200 mil até 2010. Com a usina, a companhia quer estar preparada para participar do crescimento do mercado interno de álcool combustível. "A previsão para 2008 é de consumo interno [álcool combustível] da ordem de 12,2 milhões de metros cúbicos. Até 2020, o número estará próximo a 20 milhões de metros cúbicos. O grande concorrente da exportação é o mercado interno."
Em julho, o grupo fez acordo com a empresa sueca Sekab, importadora de álcool combustível, para comercializar o produto na Europa. E está sendo procurado por outras empresas para fazer acordos semelhantes.
Geld diz não ter sido fácil conseguir licenças ambientais para montar a usina em Rio Brilhante. "Algumas delas saíram no dia em que ligamos a caldeira." Acoplada a ela está uma usina de co-geração de energia com capacidade de 90 MW de potência instalada. "Seremos auto-suficientes." (FF e CR)

Texto Anterior: Múlti francesa vai produzir e vender fertilizante no país
Próximo Texto: Lula diz que aprovará licença maior a mães
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.