São Paulo, sexta-feira, 21 de agosto de 2009

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Porto também é alvo de outras suspeitas

DA REPORTAGEM LOCAL

O porto de Santos coleciona denúncias de irregularidades ao longo de sua história. Desde a falta de licitação na concessão de áreas para a exploração econômica por parte de grandes grupos econômicos até a ingerência de supostos feudos políticos.
Os negócios em torno do porto já renderam casos para investigação do Ministério Público Federal. Muitos já chegaram à Justiça, mas dezenas deles ainda aguardam a conclusão de investigações que ainda são realizadas por policiais ou promotores.
O caso mais recente de irregularidade apontada no porto de Santos foi um esquema de clonagem de contêineres. A fraude, descoberta pela polícia, consistia na substituição de um contêiner repleto de produtos eletrônicos estacionada dentro de uma área de controle do fisco por outro idêntico, com material sem valor, como areia, por exemplo. O crime era considerado, até agora, algo não factível de ser executado, uma lenda urbana.
Há pouco mais de um ano, o Ministério Público começou a investigar suspeita de que o repasse de áreas para grandes grupos operadores no porto de Santos tivesse ocorrido sem o devido processo licitatório. A Codesp, responsável por administrar o porto, começou a regularizar essa situação.

Dimensões
O porto de Santos é o responsável hoje por 25% do comércio exterior brasileiro e pela movimentação de mais de 80 milhões de toneladas de carga no ano passado. Também é hoje um dos pontos de maior atração de investimentos no país.


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