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Porto também é alvo de outras suspeitas
DA REPORTAGEM LOCAL
O porto de Santos coleciona denúncias de irregularidades ao longo de sua história. Desde a falta de licitação
na concessão de áreas para a
exploração econômica por
parte de grandes grupos econômicos até a ingerência de
supostos feudos políticos.
Os negócios em torno do
porto já renderam casos para
investigação do Ministério
Público Federal. Muitos já
chegaram à Justiça, mas dezenas deles ainda aguardam
a conclusão de investigações
que ainda são realizadas por
policiais ou promotores.
O caso mais recente de irregularidade apontada no
porto de Santos foi um esquema de clonagem de contêineres. A fraude, descoberta pela polícia, consistia na
substituição de um contêiner repleto de produtos eletrônicos estacionada dentro
de uma área de controle do
fisco por outro idêntico, com
material sem valor, como
areia, por exemplo. O crime
era considerado, até agora,
algo não factível de ser executado, uma lenda urbana.
Há pouco mais de um ano,
o Ministério Público começou a investigar suspeita de
que o repasse de áreas para
grandes grupos operadores
no porto de Santos tivesse
ocorrido sem o devido processo licitatório. A Codesp,
responsável por administrar
o porto, começou a regularizar essa situação.
Dimensões
O porto de Santos é o responsável hoje por 25% do comércio exterior brasileiro e
pela movimentação de mais
de 80 milhões de toneladas
de carga no ano passado.
Também é hoje um dos pontos de maior atração de investimentos no país.
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