São Paulo, segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Bradesco tem o melhor retorno sobre ativos, aponta estudo

O Bradesco é o banco com melhor retorno sobre ativos dentre as 20 maiores instituições financeiras dos Estados Unidos e da América Latina, segundo levantamento realizado pela consultoria Economática.
É a primeira vez, desde o ano 2000, que o Bradesco fica em primeiro lugar, segundo Einar Rivero, autor do estudo.
O levantamento considera o ROA (Return on Assets, ou Retorno sobre Ativos, em português), indicador de quão rentável é uma companhia em relação ao total dos seus ativos.
O estudo considerou os seis primeiros meses de 2009, em comparação ao mesmo período de outros anos, para evitar o segundo semestre de 2008, período do auge da crise.
Atrás do Bradesco, está o norte-americano Fifth Third Bancorp. Além deste, apenas Goldman Sachs, Bank of America e Citigroup tiveram algum incremento da lucratividade, em relação ao ano passado, dentre os bancos americanos que possuem mais de US$ 100 bilhões em ativos.
Sem o impacto da queda abrupta sofrida por bancos estrangeiros, os brasileiros destacaram-se. Itaú Unibanco e Banco do Brasil ficaram em terceiro e quarto lugares. O levantamento considerou o banco Itaú isoladamente, sem o Unibanco, nos anos anteriores a 2009.
O bom resultado dos bancos brasileiros se justifica porque as instituições financeiras do país têm relativamente poucos ativos mas rendem bastante, segundo Luiz Miguel Santacreu, da Austin Rating. "Os bancos brasileiros conseguem, com menos ativos, ter melhor rentabilidade do que muitos grandes do exterior em razão dos juros altos e de muita gordura no "spread" [diferença entre a sua taxa de captação e a cobrada nos empréstimos]", diz.
O lucro do conglomerado de Itaú e Unibanco, anunciado em 4 de novembro de 2008, porém, não acompanhou o crescimento dos ativos e nem a rentabilidade que o Itaú tinha.
"Ainda não deu tempo para que o resultado da operação dos dois bancos juntos crescesse a ponto de justificar o tamanho que eles têm hoje", observa Santacreu, da Austin Rating.
Bancos americanos têm hoje um total de ativos que não condiz com a realidade porque muitos não estão contabilizados a valor de mercado.
"Se fosse contabilizar a valor de mercado, o valor dos ativos americanos seria bem menor", diz Santacreu.

RETOMADA
Depois de registrar quedas por conta da crise, o setor de leasing (arrendamento com opção de compra ao fim do contrato) prevê retomada no segundo semestre. Em julho, o saldo do valor presente da carteira de leasing, de R$ 112,95 bilhões, ficou estável. As operações para máquinas e equipamentos, que perderam espaço com a crise, devem retomar seus níveis anteriores com o reaquecimento da economia, segundo Osmar Pinho, presidente da Abel (Associação Brasileira das Empresas de Leasing).

Carvalho é o primeiro professor emérito da USP e da PUC

O professor de direito tributário Paulo Barros Carvalho é o primeiro a tornar-se professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). A USP já teve 32 professores eméritos, a PUC apenas um, mas das duas universidades é a primeira vez. Conhecido por sua atuação no campo do direito tributário, Barros Carvalho destaca a elevação da carga tributária e a guerra fiscal como os dois maiores problemas da área. "Não há solução para a guerra fiscal, mas a União poderia atuar mais politicamente para reduzir conflitos, ainda que não seja sua atribuição", diz. Já que a reforma tributária não sai, o governo deveria racionalizar tributos e obrigações dos contribuintes. Uma certa operação bancária que requeria 9 procedimentos há 12 anos, hoje exige 23, conta. "Isso vem do aumento da complexidade da sociedade porque bancos não brincam em serviço." Carvalho recebe o título da PUC hoje e o da USP, em novembro.

QUIMONO
A BJE (Brazil Japan Ethanol), joint-venture da Petrobras e da Japan Alcohol Trading, iniciou a venda de E3 no Japão neste mês. Trata-se de um combustível formado pela mistura de gasolina com 3% de álcool. O produto já está disponível na região de Kanto, no centro do país, e deve ser fornecido, no futuro, em outras regiões do Japão. A meta da Petrobras é oferecer o E3 em seis postos até março de 2010.

DINHEIRO DE VOLTA
Dentes mais brancos ou seu dinheiro de volta. Esse é o slogan da campanha que a Johnson & Johnson acaba de lançar para a marca Listerine Whitening -de branqueadores dentais- criada pela JWT Brasil, em que promete reembolsar o consumidor que não perceber o clareamento dos dentes em seis semanas. Com a ação, a empresa espera aumentar em 20% as vendas do produto até o final do ano.

com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: Investimento volta com Estado, diz BNDES
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.