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Mercado Aberto
GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br
Um terço das empresas prevê não atingir meta, diz pesquisa
Quase um terço das empresas de todo o mundo espera que
seus resultados fiquem abaixo
das metas estabelecidas para
este ano, aponta pesquisa do
Hay Group feita em novembro
com 2.589 companhias de 91
países. Em levantamento semelhante realizado em março,
apenas 12% das empresas tinham a perspectiva de não alcançar as metas pré-definidas.
No Brasil, a expectativa é que
27% das empresas não atinjam
a meta, segundo a pesquisa.
"Para o Brasil, que vinha com
um ritmo forte de crescimento,
um terço das empresas não
atingirem suas metas é um número muito alto", afirma o diretor do Hay Group no Brasil,
Cláudio Costa.
Cerca de 63% dos entrevistados disseram esperar resultados piores com a redução dos
gastos dos consumidores e com
o crédito mais escasso.
Para Costa, os setores que
sentirão mais o impacto da crise econômica internacional
nos seus resultados serão justamente os que têm maior dependência de crédito, como o
varejo, os exportadores de
commodities e o automotivo.
Com o resultado abaixo das
expectativas, as empresas já
dão sinais de que vão fazer cortes nos gastos com recursos humanos, aponta o levantamento.
Para o próximo ano, 43% das
empresas ouvidas no mundo
todo disseram que devem realizar mudanças em seus programas de ajustes salariais. Outras
29% estão estudando essa possibilidade.
As empresas também manifestaram a intenção de congelar as contratações, reduzir aumentos salariais e cortar gastos
com hora extra e com terceirização de serviços.
Para Costa, essa contenção
de gastos com recursos humanos se refletirá em um aumento do desemprego em todo o
mundo no ano que vem. "De cada dez empresas que entram
em contato comigo no Brasil,
quatro estão cortando pela metade a previsão de aumentos salariais, duas vão dar aumento
zero, e apenas quatro estão
mantendo os planos de reajustes", afirma.
ÂNCORA
IRB-BRASIL RENOVA RESSEGURO DE 54 NAVIOS DA FROTA DA PETROBRAS
O IRB-Brasil renovou o resseguro de 54 navios da Petrobras. O seguro foi feito pela SulAmérica. O contrato Marine
prevê resseguro da apólice de construção de dez navios do
tipo Suezmax, da Transpetro, emitida pela Tokio Marine Seguradora. O estaleiro Atlântico Sul será responsável pela
construção dos navios. O valor segurado é de R$ 2,6 bilhões.
BÚLGARA
Comenta-se no mercado
que Benjamin Steinbruch
(CSN) está negociando o arrendamento da Kremikovtz,
a maior siderúrgica da Bulgária, que está em processo
de falência. A dívida da gigante chega a R$ 3 bilhões.
Steinbruch está tentando
arrendar a siderúrgica por
um prazo superior a 50 anos.
A CSN não comenta o tema.
NA ONDA
A Mercosul Line, empresa do
grupo controlador dinamarquês A. P. Moller - Maersk,
anuncia a aquisição de dois novos navios que serão importados para o Brasil. O início da
operação está previsto para janeiro e fevereiro de 2009 nos
portos de Santos, Paranaguá,
Suape, Manaus, entre outros. A
nova frota é considerada uma
das maiores na cabotagem brasileira.
A FILA ANDA
A crise reduziu o tempo de espera para comprar um
caminhão no Brasil. Segundo Cláudio Zattar, diretor-superintendente da Vocal, a maior concessionária de caminhões Volvo da América Latina, a fila para comprar um
caminhão chegava a sete meses antes da crise. Agora, ela
caiu para um mês. Mesmo com a demanda menor, Zattar
afirma que o setor de caminhões não foi tão afetado pela
crise quanto o de carros. "A venda de caminhões não
tem tanto a ver com crédito e renda quanto a de carros.
Nossos clientes são grandes frotistas, demandados pela
indústria." Com a queda na produção industrial, o setor
espera crescer menos em 2009 que os 36% registrados
neste ano. Mesmo assim, Zattar mantém os planos e estendeu neste ano o programa de participação nos lucros
a todos os funcionários.
LINK
A Media Factory, empresa de
marketing digital da Ideaisnet,
fecha o segundo semestre do
ano com um crescimento de
110% nas contas de links patrocinados -uma alta de 77% no
faturamento. A empresa atribui o crescimento, em parte, à
crise. O motivo é que os links
patrocinados são mais baratos
que outros produtos. Além disso, é possível mensurar o retorno sobre o investimento.
IMPOSTO
O hospital Pequeno Príncipe,
de Curitiba, pretende captar R$
12 milhões por meio da renúncia fiscal para a compra de equipamentos para seu centro cirúrgico e de imagem. A instituição conta com doações de pessoas físicas, que podem destinar até 6% do seu Imposto de
Renda, e jurídicas tributadas,
que podem doar até 1% do total
do imposto a pagar até o dia 30
de dezembro. Em dois anos, o
hospital já arrecadou R$ 8 milhões com destinação de IR.
APÊ
Apartamentos de dois e três
dormitórios aparecem como os
preferidos do público em tempo de crise. Para o empresário
Maurício Eugenio, moradias
com esse formato deverão ser
destaque no mercado imobiliário em 2009. A Elite Brasil negociou na noite do lançamento,
no dia 18, mais de 50% do total
de 192 unidades do empreendimento Móbile Vida e Lazer, no
Tatuapé, em SP.
CORRERIA
O site www.extra.com.br espera dobrar as vendas da próxima semana em comparação
com o mesmo período do ano
passado. As apostas estão nas
TVs de LCD, games, informática, eletrodomésticos e celulares. A rede reduziu preços, flexibilizou os meios de pagamento e ofereceu frete grátis para
diversas regiões do país. Nas
compras realizadas até meia-noite do dia 23, o produto será
entregue no dia 24, até as 18h,
na Grande São Paulo.
CROISSANT E ACARAJÉ
Estudando com o renomado chef italiano Livio Fancelli,
em 2005, o baiano Ricardo Marcondes Ferraz era constantemente bombardeado por perguntas sobre a cultura do Brasil. Tal interesse se transformou em paixão e vai se materializar no projeto "Il Circo del Gusto", espaço gastronômico
cuja primeira unidade no país deve ser inaugurada em Salvador no próximo ano. A matriz, localizada em Santa Maria
degli Angeli, ao sul de Assis, reúne pizzaria, enoteca e restaurante japonês. Seduzidos, empresários brasileiros já oferecem parceria a Fancelli e Ferraz, o que está agilizando os
planos de abrir restaurantes também em São Paulo e Brasília. O investimento total deve ficar em 2 milhões.
com JOANA CUNHA, MARINA GAZZONI e DENYSE GODOY
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