São Paulo, segunda, 21 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor prevê venda de 100 mil ciclomotores

da Reportagem Local

Os fabricantes de motocicletas estão otimistas e não acreditam que a recessão esperada para o próximo ano atrapalhe os planos do setor.
A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas) prevê crescimento de 10% da produção e das vendas ao mercado interno.
"Queremos alcançar no próximo ano o patamar das 540 mil unidades produzidas", afirma o presidente da entidade, Masuo Marukami, ou seja, bater o recorde de produção pelo quarto ano consecutivo.
Esse volume pode ser maior e ficar perto das 600 mil unidades por causa da decisão do Conselho Nacional de Trânsito, que liberou o uso de ciclomotores para maiores de 14 anos.
O ciclomotor tem motor de 50 cilindradas e velocidade máxima de 50 quilômetros por hora.
"Calculamos que no ano que vem serão comercializados 100 mil ciclomotores no país", afirma Mello. Este ano foram vendidos apenas 11 mil.
A previsão é que 50% da demanda seja atendida pela indústria nacional. O restante ficará com os importados.
²
Concorrência "A concorrência será grande com os ciclomotores coreanos, indianos e chineses", afirma Mello, que prevê a entrada de pelo menos 20 modelos diferentes no mercado.
O público-alvo dos fabricantes é um contingente de 6 milhões de adolescentes, potenciais consumidores do veículo.
Segundo Mello, o ciclomotor não vai competir com a moto "popular" usada pelos mensageiros, porque a circulação é restrita a ruas de pouco tráfego.
"É um veículo para lazer e para transporte entre a casa e a escola, por exemplo", diz.
Atualmente um ciclomotor custa entre R$ 1.400 e R$ 2.500. A expectativa é que esse preço caia com o aumento da concorrência.
(APF)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.