São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Índice

Rússia voltará a comprar carne do Brasil

DO ENVIADO ESPECIAL A DAVOS

Brasil e Rússia decidiram criar uma força-tarefa cuja primeira reunião será no dia 2, destinada à apresentação de propostas para a retomada da venda de carnes brasileiras à Rússia. A decisão foi tomada durante a visita do ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) a Moscou.
A Rússia importava cerca de 700 mil toneladas de carnes de porco, frango e boi do Brasil, o que gerava uma receita de cerca de US$ 1 bilhão, até suspender as cotas.
Pelo que disse sentir a missão brasileira, os russos foram pressionados por europeus e norte-americanos a brecar as importações do Brasil, em troca de eventuais facilidades para a entrada da Rússia na OMC (Organização Mundial do Comércio). Os europeus ficaram com a fatia de boi e porco, ao passo que os EUA ganharam na área de boi e frango.
Até a reunião do dia 2, as duas partes elaborarão suas propostas. Para Furlan, a brasileira será "voltar à realidade", ou seja, às 700 mil toneladas anteriores. (CR)


Texto Anterior: Eleição norte-americana pode impedir liberalização comercial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.