São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEÍCULOS

GM perde para Toyota posto de maior montadora após 77 anos

DA REDAÇÃO

Em um dos piores períodos da história para a indústria automotiva, a General Motors perdeu no ano passado o posto de maior montadora mundial para a japonesa Toyota, posição que ocupava desde 1931.
Como as duas empresas terminaram 2007 praticamente empatadas e com a contração dos negócios especialmente nos mercados desenvolvidos (EUA, Japão e Europa), a disputa entre as duas montadoras acabou sendo, na prática, para ver quem terminava o ano com uma queda menor nas vendas. E a vencedora foi a Toyota, que teve um recuo de 4% nas suas vendas no ano passado em relação a 2007, ante a queda de 11% registrada pela General Motors.
Nova líder, a montadora japonesa comercializou 8,97 milhões de veículos em 2008. Já a companhia norte-americana vendeu 8,35 milhões no ano passado. Em 2007, as duas terminaram praticamente empatadas, com a General Motors vencendo a disputa por pouco mais de 3.000 veículos, totalizando 9,369 milhões.
A perda pela GM do posto de maior montadora mundial em vendas -que ela conquistou da Ford em 1931, quando os EUA estavam em meio a uma das suas piores recessões- é "reflexo das contínuas pressões econômicas globais, como o aperto do crédito, a queda dos preços das commodities e a falta de crescimento do PIB". Mas os seus problemas não começaram em 2008: entre 2005 e 2007, ela acumulou perdas de US$ 51 bilhões (mais que o dobro do PIB uruguaio).


Texto Anterior: Geithner pede desculpas por erro há 7 anos
Próximo Texto: Mídia: Ex-agente da KGB compra o "Evening Standard", de Londres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.