São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Índice

MÍDIA

Ex-agente da KGB compra o "Evening Standard", de Londres

DA REDAÇÃO

O grupo que controla o "Evening Standard", tradicional vespertino de Londres, confirmou que o jornal foi vendido "por uma quantia simbólica" a Alexander Lebedev, 49, oligarca russo e ex-agente da KGB (antigo serviço secreto soviético).
Com tiragem de aproximadamente 280 mil exemplares, o jornal pertence ao mesmo grupo que controla o matutino "Daily Mail", que conservará 25% de sua participação. Há alguns anos, o "Evening Standard" sofre queda na receita.
Lebedev é dono da "Novaya Gazeta", um dos poucos jornais russos a fazer oposição ao seu ex-colega, o premiê Vladimir Putin, também egresso da KGB. O empresário é dono de US$ 3 bilhões, de acordo com o ranking da "Forbes".
Lebedev disse que seu interesse pelo jornal vem dos dias em que serviu como espião em Londres, nos anos 80. O negócio suscitou polêmica no Reino Unido, reduto dos novos bilionários russos, muitos deles ex-burocratas do antigo regime soviético.

Congresso adiado
A World Association of Newspapers anunciou ontem o adiamento, sem data prevista, do seu congresso anual, que reúne editores de todo o mundo e que estava marcada para março, na Índia. A entidade afirmou que o "impacto da crise financeira nos jornais" poderia diminuir o número de participantes no congresso.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Veículos: GM perde para Toyota posto de maior montadora após 77 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.