São Paulo, sexta, 22 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil errou ao subir juros, afirma Soros

das agências internacionais

O Brasil cometeu um erro ao aumentar suas taxas de juro, já elevadas, depois da desvalorização do real, afirmou ontem o megainvestidor George Soros.
Ele creditou a decisão do país a uma recomendação do FMI (Fundo Monetário Internacional). "Foi um mau conselho para o governo brasileiro", disse, durante um fórum realizado ontem em Paris.
"A desvalorização era inevitável, mas, a menos que a confiança volte e que os juros baixem, o Brasil vai sofrer uma séria recessão." Para ele, em dois ou três anos o país deve ter superado a crise.
Soros -conhecido por suas previsões sobre o mercado e por um ataque especulativo que derrubou a libra britânica- alertou também para a formação de uma "bolha financeira" nos países desenvolvidos, especialmente nos Estados Unidos, que seria um novo risco para a economia mundial.
Para ele, isso ocorre porque a crise financeira atingiu as economias dos mercados emergentes, enquanto levou ganhos, como preços de importações e commodities mais baixos, aos países mais ricos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.