São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peso dos serviços no faturamento aumenta 34,4%

DA REPORTAGEM LOCAL

No contexto de juros mais baixos, receitas com serviços ganham importância para os lucros dos bancos. Dados da consultoria Austin Asis mostram que o peso desses ganhos com serviços para as receitas totais passou de 11,65%, em 2002, para 15,66%, no ano passado.
O movimento veio acompanhado por quedas nos resultados com títulos públicos e nas receitas com operações de crédito. Nos dois casos, a causa principal foi o processo de redução dos juros no segundo semestre.
"O peso das receitas com serviços está aumentando. O próximo passo é que as receitas com crédito também cresçam, à medida que haja uma redução do compulsório (dinheiro retido pelos bancos obrigatoriamente no Banco Central) e dos juros e o volume de empréstimos cresça", diz Alberto Borges Matías, da ABM Consulting.
Com isso, os bancos têm investido na expansão de serviços existentes e na exploração de novos. Assim, fundos de investimento, consórcios e planos de previdência privada estão na lista de fontes crescentes de ganhos dos bancos.
A captação recorde de R$ 57 bilhões dos fundos de investimento em 2003 contribuiu, por exemplo, para que os bancos lucrassem mais com taxas de administração.
Instituições privadas passaram a apostar na venda de novos produtos, como consórcios e financiamentos de veículos, que também geram receitas de serviços.


Texto Anterior: Conta salgada: Tarifas bancárias sobem mais que inflação
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.