São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004

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Grandes vendas e preço baixo são estratégias para ganhar mercado

DA REPORTAGEM LOCAL

DVDs e aparelhos de ar-condicionado chineses começam aos poucos a entrar nas casas dos brasileiros. As empresas SVA e Gree instalaram fábricas na Zona Franca de Manaus a partir de 2001 e têm planos de expandir sua atuação na região.
Fabricante de eletrônicos que vão de TVs de plasma a computadores, a SVA só comercializa DVDs e TVs no mercado brasileiro. Desde que chegou ao país, a empresa investiu US$ 5 milhões.
O objetivo da SVA é transformar o país em um centro exportador para toda a América Latina, mas ela ainda está longe de ter presença expressiva no mercado.
A Lojas Cem (130 lojas em quatro Estados) não vende produtos da SVA. "Só vendemos marcas consolidadas", diz Valdemir Colleone, superintendente da rede.
Mas os DVDs chineses são encontrados em outras grandes redes, como Extra e Fast Shop. Marcelo Bazzali, diretor da categoria eletro do Extra, diz que o início da comercialização do DVD da SVA, em 2002, forçou a redução generalizada no preço do produto. "Eles entraram com preço muito agressivo [baixo]", diz Bazzali.
A mesma estratégia foi usada pela empresa nas TVs de 29 polegadas, único tamanho que comercializa no Brasil atualmente. Em promoção realizada no primeiro fim de semana de novembro, o Extra vendeu 5.000 unidades do produto a R$ 899 -o preço mais baixo de uma TV de 29 polegadas hoje é de R$ 999.
Segundo Bazzali, a empresa chinesa tem rede de assistência técnica no Brasil e o nível de retorno do produto ficou abaixo da média, o que é um indício de satisfação dos consumidores.
A Gree vende seus produtos no Brasil por meio de 148 distribuidores. Em todo o mundo, a empresa vende 3 milhões de aparelhos de ar-condicionado por ano.


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