São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

Diretor da OMC critica idéia de cúpula mundial
O diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy, disse ontem que considerava inútil uma cúpula mundial de líderes para reativar as negociações de liberalização do comércio, idéia proposta pelo Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia lançado a idéia de uma cúpula entre países ricos e emergentes para desbloquear as negociações da chamada Rodada Doha de liberalização do comércio em dezembro do ano passado.
A idéia também foi defendida pelo chanceler brasileiro, Celso Amorim, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, em janeiro. No entanto, o diretor-geral da OMC deu a entender que considera que as negociações técnicas podem ser feitas de forma mais eficiente no nível de embaixadores e ministros.
O Brasil é um dos líderes do G20, grupo de 20 países em desenvolvimento que pedem que os Estados Unidos e a Europa reduzam subsídios agrícolas.


Texto Anterior: Tendências internacionais - Siderurgia: Arcelor compra 88,3% da Dofasco
Próximo Texto: Bancos: Ex-presidente do Excel é condenado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.