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TRANSPORTE
MRS Logística e ALL não haviam entregue proposta por Brasil Ferrovias
Acaba hoje prazo de oferta por ferrovia
JANAÍNA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL
Termina hoje o prazo para a entrega de propostas pela Brasil Ferrovias, a malha que liga Mato
Grosso e Mato Grosso do Sul ao
porto de Santos. A Folha apurou
que, até o fechamento desta edição, os acionistas da MRS Logística e da ALL ainda não haviam decidido se efetivariam a apresentação de suas ofertas.
Técnicos de ambas as empresas
passaram o final de semana debruçados sobre os números da
Brasil Ferrovias. O temor, relataram fontes que tiveram acesso aos
dados, é que o prazo para apreciar
as informações, considerado curto, colabore para a dificuldade de
identificar esqueletos contábeis.
Outro motivo que coloca interrogações sobre as ofertas é o fato
de a Brasil Ferrovias ter tido sua
falência judicial decretada neste
mês. A decisão, no entanto, foi revertida na semana passada.
A Brasil Ferrovias vive uma situação paradoxal. A empresa domina estradas de ferro tidas como
das mais estratégicas para o país,
uma vez que por seus trilhos são
escoados para a exportação madeira, minério e grãos produzidos
na região Centro-Oeste.
Além disso, a Brasil Ferrovias
teve o caixa turbinado no ano passado, quando foi capitalizada com
R$ 1,1 bilhão no ano passado pelo
BNDES e pelos fundos de pensão
Previ (Banco do Brasil) e Funcef
(Caixa Econômica Federal).
Por outro lado, o mercado parece não ter ficado plenamente convencido de que problemas de gestão tenham sido superados apenas com o aporte. A Brasil Ferrovias, à época da capitalização, tinha dívidas em torno de R$ 1,6 bilhão e vinha de sucessivos resultados negativos.
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