São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

COMÉRCIO 1


Mandelson, da UE, diz que Brasil tem que fazer concessões na Rodada Doha
O comissário de Comércio da União Européia, Peter Mandelson, disse ontem que era a vez dos países em desenvolvimento, como Brasil e Índia, fazerem concessões nas negociações de liberalização do comércio.
As discussões da Rodada Doha estão travadas devido principalmente à falta de acordo sobre a redução dos subsídios agrícolas. A declaração vem pouco mais de um mês antes do fim do prazo combinado para fechar acordo sobre produtos industriais e agrícolas, em 30 de abril.
"Há um número limitado de cartas na mesa -e elas são as mais importantes", disse Mandelson. "Elas não podem ser jogadas isoladamente. A lição da última reunião é que o momento para pequenos movimentos e pequenas concessões passou." A Europa não aceitou as últimas ofertas do Brasil e dos EUA para agrícolas, e Mandelson está sob pressão da França, que não quer mais concessões.
A oferta atual da Europa, no entanto, é considerada insuficiente pelo Brasil. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Economia global: Investidor reage mal a discurso de Bernanke
Próximo Texto: Comércio 2: Mercosul faz nova proposta a europeus
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.