São Paulo, sábado, 22 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Rede Starbucks é condenada a pagar US$ 100 mi em gorjetas

DA FOLHA ONLINE

A cadeia americana de cafés Starbucks foi condenada anteontem a pagar mais de US$ 100 milhões em gorjetas para os baristas -funcionários que preparam e servem os cafés-, que foram pagas aos supervisores das lojas do Estado da Califórnia, segundo a BBC Brasil.
De acordo com a lei da Califórnia, gorjetas recolhidas para todos, em um copo, por exemplo, devem ser divididas entre os funcionários, exceto supervisores, gerentes ou outros "agentes" da companhia. A Starbucks dividia as gorjetas entre os baristas e supervisores, o que é contra a lei no Estado.
Em comunicado, a empresa afirmou que vai apelar da decisão, que considera "fundamentalmente injusta". A Starbucks ainda alega que o lado dos supervisores -que também preparam e servem os cafés, além de supervisionar os colegas -não foi levado em consideração na ação judicial.
A ação foi aberta por uma ex-funcionária da rede e depois se transformou em ação de classe de cerca de 120 mil baristas, empregados e ex-empregados da Starbucks.


Texto Anterior: César Benjamin: Crise e bravatas
Próximo Texto: Supersimples: Prazo para declaração é prorrogado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.