UOL


São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Cura...
Paulo Saab (Eletros) diz que o uso de velhos remédios para conter a inflação -leia-se a manutenção da taxa de juros em 26,5%- pune a produção do país. Será combustível para alimentar, no caso do setor eletroeletrônico, uma recessão que se arrasta há cinco anos.

... e mata
No primeiro trimestre do ano, as vendas de eletroeletrônicos caíram 11,19%, em relação ao mesmo período do ano passado. Com a política de contenção de crédito, será difícil ocorrer alguma melhora.

De grão em grão
A MCM Consultores, que já aguardava a manutenção da Selic em 26,5%, projeta corte para o próximo mês. Nada de muito extraordinário: próximo a meio ponto. Antônio Madeira (MCM) avalia que o início do afrouxamento da política monetária será cauteloso.

Mordida 1
As indústrias de cerveja contabilizaram os novos aumentos de impostos do setor no país. Em média, nos diferentes Estados, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aumentou 14,8% nos últimos seis meses.

Mordida 2
O IPI (Imposto de Produtos Industrializados) da bebida teve um acréscimo de 10%, também no mesmo período. E o consumidor é quem paga a conta: os tributos representam, atualmente, um terço do preço final da cerveja.

Sem fronteiras
Lauritz Holm-Nielsen, chefe do Banco Mundial na área de educação, participa dia 27 do Sies 2003 -seminário sobre internacionalização do ensino superior. Trará propostas para o setor que, no país, tem 3 milhões de universitários e 12.155 cursos em 1.391 universidades.

Gás natural
O Santana, da Volkswagen, irá sair das concessionárias ainda neste mês com um mecanismo que permite o uso alternado de GNV (gás natural veicular) com álcool e gasolina. A opção deve beneficiar principalmente os taxistas, grande público desse modelo.

Foco
A empresa de alta tecnologia Enterasys acaba de anunciar a transferência de sua sede para América Latina: sai de Miami e chega a São Paulo até o fim do mês. A empresa quer dar mais destaque a suas operações na América do Sul e no Brasil.

Aposta
A Coimex Trading acaba de se unir ao grupo japonês Mitsui Corporation. A brasileira está de olho no mercado de exportações de álcool anidro para o Japão: um potencial de US$ 3 bilhões por ano.

Baiano em Portugal
A fabricante baiana Menendez & Amerino lança neste sábado, em Portugal, sua primeira linha de charutos personalizados para um time lusitano. Os produtos serão destinados aos torcedores do Sporting Clube de Portugal.

Da lata
O projeto de reciclagem da Pepsi arrecadou, em seu primeiro mês, 13.320 latas. O programa, ainda limitado a São Paulo, chega a Porto Alegre, Salvador e Rio até novembro, com a participação de 620 mil alunos.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br


ANÁLISE

Inevitável

A decisão do Copom de manter a taxa básica de juros em 26,5% ao ano, na reunião de ontem, representa apenas um atraso na recuperação da indústria. A avaliação é de Júlio Sérgio de Almeida, do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial). "O BC terá de reduzir os juros, só vai retardar a medida por mais um mês", afirmou. Ontem, o IBGE divulgou a elevação, pelo quarto mês consecutivo, da taxa de desemprego: em abril ela atingiu os 12,4%. Sinal de que alguma medida precisa ser tomada. "Em junho, o BC terá de iniciar o corte da taxa, para reativar a economia e impedir um desastre maior."


NÚMEROS

0,41%
Foi o aumento no número de títulos protestados em São Paulo em abril, diz o Instituto de Protestos.

R$ 216,17
Foi o preço da cesta básica dos paulistanos ontem. A queda foi de 0,13%, segundo o Procon/Dieese.


Próximo Texto: Receita ortodoxa: Juro não muda e Fazenda prevê PIB menor
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.