UOL


São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA DA VACA

México suspende importação de carne do Canadá

DA REDAÇÃO

O México anunciou ontem que suspendeu temporariamente as importações de carne bovina do Canadá. Segundo o governo mexicano, a suspensão não deve durar mais do que alguns dias.
O governo canadense divulgou na terça seu primeiro caso do mal da vaca louca, na Província de Alberta, em quase uma década.
A notícia fez com que os Estados Unidos, o Japão, o México, a Coréia do Sul, a Austrália e Taiwan suspendessem temporariamente as importações de gado bovino, carneiros e cabras do Canadá. O governo das Filipinas afirma estudar medida similar.
"Como uma medida de prevenção, desde ontem [terça-feira] não estamos aceitando produtos [canadenses] pela fronteira", disse Javier Trujillo, responsável pela comissão do governo do México sobre saúde animal. Segundo ele, o embargo não deve afetar as importações de suínos.
Em um comunicado, o ministro da Agricultura do México disse que seu país iria suspender as importações de gado, carne, produtos à base de carne e ração animal produzida com carne bovina originários do Canadá.
O Canadá é o segundo maior fornecedor de carne bovina para o México, atrás apenas dos Estados Unidos. Sua participação no mercado mexicano varia de 15% a 20%. Os três países são parceiros comerciais no Nafta.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Empréstimo: BID anunciará pacote de US$ 1 bi em crédito ao país, diz a Febraban
Próximo Texto: Trabalho: Genro entrega reforma trabalhista
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.