São Paulo, terça-feira, 22 de maio de 2007

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Mercado Aberto

@ - guilherme.barros@uol.com.br

Alta no valor do aço pressiona o preço de eletroeletrônicos

Os fabricantes de eletroeletrônicos da chamada "linha branca" (geladeira, freezer, microondas, lavadora, secadora) já estudam reajustes de preços para cobrir os aumentos das suas matérias primas.
O maior aumento vem do aço, que já subiu cerca de 7% em maio e deverá ter uma alta de mais 7% em junho. O aço tem um peso importante na produção de eletroeletrônicos.
O alerta é de José Drummond, vice-presidente de linha branca da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) e vice-presidente comercial da Whirlpool S.A.
Com faturamento superior a R$ 5 bilhões e 18 mil funcionários, a Whirlpool detém as marcas Brastemp e Consul e é a única no Brasil a fabricar todos os produtos da linha branca.
Segundo Drummond, nos últimos meses, todos os fabricantes da chamada linha branca receberam pleitos de aumento de preços das principais siderúrgicas do país.
Ele calcula que esses aumentos, em maio e junho, somem cerca de 15% a 16%. Como se trata de um importante insumo na produção dos eletroeletrônicos, há uma expectativa no setor por uma correção de preços nos próximos dias.
O aumento no preço do aço se deve à grande procura pela commodity no mundo, puxada principalmente pela locomotiva chinesa. Todas as commodities estão em alta e, no Brasil, não seria diferente.
O problema é que esse movimento começa a desembarcar nos produtos finais, o que pode provocar algum reflexo, ainda que pequeno, sobre a inflação.
José Drummond afirma, no entanto, que a empresa em que trabalha, a Whirlpool, ainda vai analisar com mais calma o reflexo do aumento do aço para tomar a decisão se corrige ou não os seus preços. Ele diz, no entanto, que os aumentos foram muito grandes. Em janeiro, o aço já tinha subido.
As empresas de eletroeletrônicos não enfrentam a concorrência direta dos produtos chineses, como outros fabricantes, o que lhe dá mais liberdade para reajustar os preços.

Importadora carioca passa a vender nacional

A empresa de importação Nundinalis, criada no ano passado pela carioca Adriana Haguenauer e especializada em produtos para bebês, se preparar agora para inserir seus artigos em lojas do Rio e de São Paulo.
Na contramão do câmbio, ela começa a trabalhar com itens brasileiros.
Depois de ter sua primeira filha, a economista deixou a carreira como consultora da Price Waterhouse e da IBM para se tornar empresária. Segundo ela, no entanto, as dificuldades e a lentidão no processo de importação a fizeram investir também na produção dos artigos aqui.
A primeira linha que começa a ser comercializada é a Spicy Mom, de bolsas para as mães, produzidas no país.

CARBONO
O escritório TozziniFreire Advogados lança amanhã o livro "Mercado de Carbono e Protocolo de Kyoto - Negociações e Tributação", escrito pelo advogado Gabriel Sister (ed. Campus/Elsevier). O autor faz um estudo sobre o mercado de carbono e sobre a área de mercado de capitais. No livro, são abordadas questões tributárias e negociais que envolvem o tema no Brasil e no mundo.

TAPETE VOADOR

No início do ano em que completa 70 anos desde sua fundação, a Casa Fortaleza, que até então era uma empresa familiar, entrou em processo de profissionalização. Sob a direção dos irmãos Daniel e Fabiano Al Makul, terceira geração da família, a rede de lojas de tapeçaria e decoração inaugura uma nova unidade, voltada principalmente para profissionais do setor, na alameda Gabriel Monteiro da Silva, nos Jardins. Esta é a primeira ação da nova fase da Casa Fortaleza, que, segundo Daniel, tem como principal objetivo o rejuvenescimento da marca. "A minha geração assume a empresa para trazer jovialidade para a empresa", diz. Entre as novidades, está o serviço de restauração de tapetes orientais.

MAIS UM GOLE
No início de junho, será lançada a edição limitada da cerveja Baden Baden Celebration Inverno 2007. Serão 15 mil unidades numeradas da cerveja escura do tipo "double bock".

FAST-FOOD
A rede de culinária rápida italiana Spoleto inaugura na próxima semana sua quarta unidade no México, onde atua desde 2005. O plano é chegar a cem restaurantes em cinco anos.

COMPRA
Toda a carteira de planos empresariais da Med Card foi comprada pela Dix Saúde. A compra foi assinada na última sexta. A empresa incorpora os 61.209 beneficiários, um hospital e dois centros médicos em São Paulo.

TRANSFORMAÇÃO
O canal Rural investe R$ 5 milhões em reformulação, resultado da consultoria de Nizan Guanaes. Serão reformas de cenários e de programação e contratações.

EXPECTATIVA
Depois da Pesquisa Mensal do Comércio de março apontar expansão de 9,7% no trimestre, a expectativa é pelos indicadores que serão divulgados na quinta. O IPCA-15 de maio deve registrar inflação de 0,25%, índice idêntico ao de abril. O bom desempenho dos preços ao consumidor ratifica, assim, o cenário de projeções abaixo da meta para a inflação deste ano. Outro índice esperado é o da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, referente a abril. Segundo o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa, se a projeção da taxa de desemprego de 10% se confirmar, será o menor valor já registrado para abril desde 2001, quando começou a nova metodologia adotada pelo IBGE.

INFRA-ESTRUTURA
Será reinstalada hoje a Frente Parlamentar de Defesa da Infra-Estrutura Nacional, com objetivo de conseguir marcos regulatórios e segurança jurídica para investimentos estrangeiros. O deputado Eduardo Sciarra (DEM-PR) é o presidente. Grupos multinacionais estariam se preparando para aterrissar no Brasil para participar do PAC com financiamento à infra-estrutura, por meio de parceria com empresas nacionais. Os recursos disponíveis superam US$ 2 bilhões.

MONDOVINO
Giacomo Neri, da vinícola Casanova di Neri, comanda degustação amanhã, às 20h, na ABS. Seus vinhos estão no portfólio da Expand.


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