São Paulo, sexta-feira, 22 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula recorre a estereótipos sobre anfitriões

DO ENVIADO A ISTAMBUL

Em plena Istambul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu a um velho estereótipo sobre os turcos no Brasil para pedir mais comércio com os anfitriões.
Em um discurso improvisado a empresários, Lula disse que é preciso aproveitar a fama de bons negociadores dos turcos para "estreitar" as relações comerciais com o Brasil. "Qualquer vendedor que vai vender alguma peça de roupa ou algum produto na casa das pessoas prontamente é chamado de turco", disse Lula.
"Não sei se é um turco nascido aqui em Istambul, ou no tempo do Império Otomano, ou um turco nascido na Arábia Saudita, ou no Líbano. Apareceu uma pessoa na porta de um brasileiro, ele sabe que é um turco que está vendendo alguma coisa para ele", disse o presidente brasileiro.
Não houve reação dos turcos, que se esforçavam para acompanhar a tradução simultânea das palavras do presidente brasileiro.
Em um vídeo exibido antes pela agência de promoção comercial turca, os organizadores mostraram personalidades sul-americanas de origem árabe, como o ex-presidente argentino Carlos Menem, destacando que seu apelido no país é "turco".
(MN)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Acordo na Turquia abre caminho para a Petrobras no mar Negro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.