São Paulo, sexta-feira, 22 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo na Turquia abre caminho para a Petrobras no mar Negro

DO ENVIADO A ISTAMBUL

A parceria que a Petrobras está desenvolvendo com a petroleira turca TPAO não apenas garante a presença da estatal brasileira no mar Negro, uma região considerada estratégica, como pode consolidar a sua atuação nos países com duas das maiores reservas do mundo, Irã e Iraque.
Jorge Zelada, diretor da Área Internacional da Petrobras, disse a empresários em Istambul que a empresa investirá US$ 300 milhões entre 2009 e 2010 na prospecção de petróleo e gás no mar Negro, conhecido como "a última fronteira energética" do planeta.
A ação poderá, no futuro, abrir oportunidades não só no Irã, onde a Petrobras já atua, mas também no Iraque, onde tinha presença importante na década de 70.
"É natural que exista uma aproximação com o Iraque, e obviamente a parceria com a TPAO facilita isso", diz Hércules Silva, gerente-geral da Petrobras na Turquia. Ele ressalva, porém, que a estatal brasileira não precisa de intermediários. "Se for o caso, negociaremos diretamente com o governo iraquiano."

Empréstimo
Ontem, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou que o Banco de Desenvolvimento da China pode oferecer crédito adicional à empresa, além do empréstimo de US$ 10 bilhões em dez anos concedido nesta semana.
"Discutimos com o banco a possibilidade de outro empréstimo, que pode ser grande."
O acordo com a China prevê o fornecimento de 200 mil barris de petróleo por dia à estatal Chinesa Sinopec durante os próximos dez anos.


Com a Reuters


Texto Anterior: Lula recorre a estereótipos sobre anfitriões
Próximo Texto: Vale corta 37% de seu investimento neste ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.